Estado do RJ recebe vacinas, mas doses da Coronavac ainda são escassas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que neste domingo, dia 2), entregou mais uma remessa de 649.980 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. No entanto, seguem escassas as doses do imunizante Coronavac, vacina distribuída pelo Instituto Butantan. O estado recebeu apenas 54.160 doses da vacina, enquanto a quantidade de doses da Oxford/Astrazeneca chega a 595.820.

Segundo o Instituto Butantan, que distribui os lotes da Coronavac no país em parceria com a Sinovac, a escassez no fornecimento das vacinas se deve a falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) registrada no dia 7 de abril. O instituto, em sua página na internet, anunciou que já está normalizando as entregas das doses, produzidas a partir dos 3 mil litros de IFA que chegaram da China no dia último dia 19.

Os primeiros municípios a receberem o lote foram o Rio de Janeiro, na sexta-feira, dia 30, e no domingo, dia 2; e São Gonçalo, Maricá e Niterói, que retiraram sua parte no sábado, dia 1º, e restante no domingo. Os demais municípios, entre eles Resende, receberam as vacinas no domingo através de seis aeronaves, sendo uma da SES, uma do Governo do Estado, uma do Corpo de Bombeiros, uma da Polícia Militar e duas da Polícia Civil.

Segundo a SES, todas as doses de CoronaVac entregues são indicadas para administração da segunda dose do esquema vacinal. Só deverão utilizar este imunizante como primeira dose os municípios que não tiverem a segunda aplicação em atraso ou com reserva para cumprir o calendário de vacinação.

As vacinas Oxford/Astrazeneca são para administração da primeira dose no grupo que inclui as Forças de Segurança e Salvamento e as Forças Armadas; pessoas com comorbidades, incluindo as gestantes e puérperas que façam parte deste grupo; e pessoas com deficiências permanentes.

Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) solicitou aos municípios um levantamento das segundas doses de CoronaVac que estão atrasadas. O objetivo é que as próximas remessas desta vacina enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado sejam distribuídas aos municípios para segunda aplicação do esquema vacinal, até que a imunização de todas as cidades fique em dia.

RESENDE E QUATIS
Resende recebeu, do total desse lote, 5.270 doses que serão destinadas para a primeira e segunda aplicações. Deste total, são 4.820 doses da vacina AstraZeneca para a primeira aplicação e ainda 450 do imunizante Coronavac destinados para a segunda dose.

As equipes da administração municipal novamente foram até Barra Mansa, no Parque da Cidade, receberem a nova remessa. Logo depois, seguiram com as novas doses até o local de armazenamento seguro de Resende para dar continuidade com a vacinação dos grupos prioritários.

Mesmo com o pouco quantitativo na distribuição das doses da Coronavac, esta semana a vacinação contra a Covid-19 em Resende contempla um novo grupo prioritário: pessoas com comorbidades. Na segunda-feira, dia 3, serão vacinadas mulheres portadoras de comorbidades com 59 anos, e na terça-feira, dia 4, serão os homens com comorbidades também de 59 anos.

Quatis também recebeu 490 doses no mesmo dia, sendo 440 doses da Oxford/AstraZeneca que serão destinadas para aplicação da primeira dose, e um lote com 50 doses da Coronavac destinadas à aplicação da segunda dose, seguindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A logística para o recebimento foi a mesma prevista para Resende, com a equipe de Saúde local recebendo o lote em Barra Mansa.

Foto: Divulgação/SES

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.