Barra Mansa terá que mudar cronograma de vacinação

Neste domingo, dia 25, os municípios fluminenses receberam mais doses das vacinas da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, contra a Covid-19. No entanto, a quantidade de doses recebidas obrigou a Secretaria de Saúde de Barra Mansa a mudar o planejamento para a aplicação das doses. Segundo a prefeitura, as doses da Coronavac recebidas são “insuficientes para atender todas as segundas doses agendadas”.

Ao todo, foram enviados para o município, no Parque da Cidade, 780 doses da Coronavac e 5050 da AstraZeneca, totalizando 5830 doses.

A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, informou que as doses da vacina do Butantan são insuficientes para atender todas as segundas doses agendadas. “Chegaram apenas 780 doses da Coronavac e não era o que a gente estava esperando na cidade. As doses ainda são insuficientes para contemplar todas as segundas doses agendadas”, revelou, informando como será o planejamento para os próximos dias.

– Para seguir o nosso planejamento, amanhã (segunda-feira, dia 26) nós vamos terminar de vacinar com a segunda dose as pessoas de 68 anos. Terminando este público, vamos refazer o planejamento para ver o que sobrou de dose e o que o governo do Estado nos diz durante a semana sobre a chegada de mais doses, para aí sim, abrirmos a idade de 67 anos. Não temos como abrir mais idades porque recebemos poucas vacinas da Coronavac e não podemos aplicar AstraZeneca na segunda dose em quem tomou Coronavac na primeira – completou Marlene.

Já as vacinas da AstraZeneca vão atender a segunda dose de quem já está agendado e pessoas acima de 60 anos que ainda não tomaram a primeira dose, ainda nesta segunda-feira. Já a segunda dose será aplicada em idosos de 68 anos e profissionais de saúde que já estejam agendados.

A vacinação em Barra Mansa acontece no Parque da Cidade, em sistema drive-thru para as pessoas que forem de carro, e na Tenda da Vacina para as pessoas que forem a pé. O horário da imunização será das 8 às 18h.

CORONAVAC TAMBÉM EM MENORES QUANTIDADES EM RESENDE
A pouca quantidade de doses da Coronavac em relação a Oxford não é exclusividade das remessas de Barra Mansa. Em Resende, foram distribuídos também no domingo um total de 4.690 doses, sendo 3.890 doses da Astrazeneca e mais 800 da Coronavac. As doses foram entregues ao município em Barra Mansa. O público alvo contemplado com a nova remessa de vacinas, de acordo com o prefeito, será definido nos próximos dias pelas autoridades municipais responsáveis. A postura da gestão municipal, no entanto, visa seguir as orientações do Ministério da Saúde adaptadas ao perfil populacional do município.

Resende vem cadastrando os idosos contemplados por cada etapa da campanha, que residem em bairros de fora da área de cobertura da ESF (postos de saúde), para receberem as vacinas contra a Covid-19, que é feito através do site da prefeitura. Nele, é necessário clicar no banner “Cadastre-se aqui para vacinar contra a Covid-19″ e preencher o formulário.

Já o município de Quatis recebeu 430 doses, sendo 350 doses da Oxford/AstraZeneca que serão destinadas para aplicação da primeira dose, e um lote com 80 doses da Coronavac destinadas à aplicação da segunda dose, seguindo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A vacinação segue nesta segunda-feira, com a imunização de idosos a partir de 62 anos.

Fotos: Paulo Dimas/Divulgação PMBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.