Médio Paraíba é a única região fora da bandeira vermelha da Covid-19 no RJ

O último levantamento realizado (27ª atualização) pelo Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira, dia 23, pela Secretaria de Estado de Saúde, apontou que a região do Médio Paraíba, onde se localiza Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, é a única que se encontra em risco menor de contágio pela covid-19. A região está classificada na bandeira laranja, que indica risco moderado, ainda que o Estado do Rio de Janeiro permaneça com bandeira vermelha (risco alto de contrair a doença).

O Médio Paraíba apresentou queda nos índices de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (-53%), mesmo com o aumento no número de mortes em 7%, em comparação com as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação das enfermarias em levantamento desta sexta-feira, dia 23, ficaram em 57% e as das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em 77%.

Outra região também apresentou melhoras nos índices. A Região Metropolitana I, única do estado que permanecia com bandeira roxa (risco muito alto), entrou para bandeira vermelha, onde permanecem as demais regiões. A área que abrange a capital fluminense teve queda de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (-22%), mas aumentou em 12% o número de mortes. A ocupação dos leitos está em 79% para enfermarias e em 90% para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Ao todo, o Estado do Rio de Janeiro (ERJ) apresentou um aumento do número de mortes (13%) e uma redução dos casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (-26%) na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado ficaram em 66,2% para leitos de enfermaria e 87,3% para UTI. A análise compara a semana epidemiológica 14 (04 de abril – 10 de abril) com a 12 (21 de março – 27 de março) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

VARIANTE DE MANAUS PREDOMINA NA TERCEIRA ONDA
Vivendo a terceira onda da pandemia, os primeiros resultados de um dos maiores estudos na área de sequenciamento do vírus da Covid-19 no país apontou que no estado do Rio de Janeiro circulam três diferentes linhagens do coronavírus: sendo predominante a P1 (oriunda de Manaus). Além dela, também foram detectadas as variantes P2 (do Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (descoberta no Reino Unido). O estudo teve a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Feita para se verificar as novas variantes da Covid-19 em circulação no Estado do Rio de Janeiro e entender mais sobre as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2, a pesquisa partiu da análise de 90 amostras, colhidas de 24 a 28 de março. Nos próximos seis meses, serão analisadas cerca de 400 amostras a cada 15 dias, totalizando 4.800 amostras. A parceria envolve ainda o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

DOIS MILHÕES DE VACINADOS
O Estado do Rio de Janeiro alcançou a marca de 2 milhões de cidadãos fluminenses vacinados contra a Covid-19. Segundo a última atualização do Vacinômetro do estado, no site Vacinação Covid, por volta das 9 horas do dia 25 (domingo), foram aplicadas 2.022.854 vacinas da primeira dose e 643.322 da segunda dose.

Foto: Divulgação/SES

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.