Quatis segue vizinhos e também libera atividades em igrejas e academias

O aumento de casos no interior do estado do Rio de Janeiro e no Sul Fluminense e Região das Agulhas Negras não vem inibindo a ação de flexibilização de comércio e outras atividades antes proibidas durante a pandemia do novo coronavírus, promovida por governos municipais. Depois de Resende e Itatiaia, mais uma prefeitura da região liberou atividades em templos religiosos e academias voltadas à prática de atividades físicas.

No final da tarde desta segunda-feira, dia 15, o prefeito Bruno de Souza (MDB) assinou um novo decreto onde libera as atividades nesses locais. Segundo o decreto, tanto os templos religiosos quanto as academias deverão limitar a no máximo 50% o uso do espaço interno, além de limitarem o ingresso e a permanência das pessoas somente com o uso contínuo de máscara e produto para a higienização das mãos.

Na entrada, deverá ser verificada a temperatura corporal de cada frequentador. No caso de alguma pessoa apresentarem temperatura acima de 37,7 graus Celsius, bem como alguém demonstrar sintomas próprios do Covid-19, deverá ter seu acesso impedido e orientado a procurar atendimento médico. O decreto também proíbe a aglomeração de pessoas antes ou depois da realização de cultos ou atividade física.

Mas a recomendação do município para os idosos com mais de 60 anos, portadores de comorbidades e imunodeficientes, pertencentes ao grupo de risco do Covid-19, é de que permaneçam em casa, mantendo o isolamento social e realizando suas orações de forma reservada. Para atendê-los, o decreto também orienta que seja mantida ou implantada as transmissões de celebrações religiosas por meio online.

Ainda em relação às academias, as atividades que envolvam contato físico entre praticantes, compartilhamento de aparelhos, instrumentos, pesos e outros equipamentos, sem a prévia higienização está proibido. Também está proibido o uso de bebedouros de água por pressão de uso coletivo, sendo cada aluno responsável por levar o próprio líquido para consumo. Os clientes deverão assinar um termo de responsabilidade sobre os itens contidos no decreto e ainda responder um questionário clínico onde deverá informar o seu estado de saúde e se possui contato direto com pessoas do grupo de risco.

Antes de retomarem suas atividades, os responsáveis pelas academias deverão encaminhar um relatório fotográfico à Secretaria Municipal de Saúde para comprovar a adoção dos procedimentos de prevenção determinados no decreto, sendo proibido o seu funcionamento sem a apresentação desse relatório.

Com exceção do comércio considerado essencial, os templos religiosos e as academias, que não terão restrição no horário de funcionamento, todas as demais atividades econômicas parcialmente liberadas terão seu horário para funcionar entre 10 e 18 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Em caso de denúncia comprovada e descumprimento das determinações deste decreto, a atividade poderá ser suspensa e o proprietário responsabilizado.

O horário do expediente da Prefeitura também sofre alterações, e passa a ser das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, tanto no Centro Administrativo quanto nas repartições municipais fora da sede. As exceções são os serviços essenciais que terão suas atividades mantidas de forma ininterrupta, conforme critérios definidos pelos secretários municipais.

No mesmo decreto, o chefe do Executivo prorroga até o dia 30 de junho, a validade de três decretos em vigor: As de ações no controle de acesso de veículos e pessoas por meio da barreira sanitária (Decreto Nº 2.864/2020), o decreto que determina os procedimentos de prevenção do Covid-19 (Decreto Nº 2.865) e o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras (Decreto Nº2.878). Os decretos podem ser conferidos na página da prefeitura.

Segundo o último levantamento da Covid-19 no município, feito nesta segunda-feira, foram confirmados 19 casos e apenas uma morte pela doença, além de 18 pacientes já curados.

Foto: Arquivo/PMQ

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.