Foi enterrado na tarde desta segunda-feira, dia 8, em Niterói, o corpo do cantor e compositor João Gilberto. Considerado um dos pais da Bossa Nova, ele nasceu em Juazeiro, na Bahia, mas se consagrou na Música Popular Brasileira (MPB) após o sucesso dos álbuns “Chega de Saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e outro que leva seu nome, de 1961. Também ganhou um Grammy (maior premiação mundial da música) pelo álbum Getz/Gilberto, de 1964, ao lado do saxofonista americano Stan Getz.
O sucesso o fez realizar turnê na Europa, além de shows nos Estados Unidos e México, e chegou a morar nesses países, retornando ao Brasil apenas no final dos anos de 1970.
João Gilberto era conhecido por ter uma forma particular de se apresentar. Ele preferia cantar mais baixo e manter a batida, estilo musical que consagrou a canção “Chega de Saudade”, composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
O compositor morreu em casa, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ele vinha enfrentando muitos problemas de saúde, e já não tinha mais condições de gerir a própria vida, uma vez que um dos filhos, a cantora Bebel Gilberto, era curadora do artista. Seu corpo foi velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante a manhã e a tarde desta segunda-feira, onde recebeu muitas homenagens de fãs, amigos e familiares.
Foto: Reprodução/TV Globo


