Cantora e compositora Elza Soares morre aos 91 anos

Morreu nesta quinta-feira, dia 20, no Rio de Janeiro a cantora e compositora Elza Soares, de 91 anos. Famosa pelo seu relacionamento com o jogador Mané Garrincha (que morreu há exatos 39 anos, na mesma data da companheira) e pelo prêmio de cantora brasileira do milênio, concedido em 1999, pela Rádio BBC de Londres, ela tinha o sonho de cantar desde a infância, e já compunha desde essa época suas primeiras canções. Além disso, ela apostava na realização desse sonho para sustentar a família, que passava por necessidades.

Mas a realização desse sonho aconteceu somente depois de algum tempo, já que após a primeira apresentação sofreu muito com as dificuldades, em especial com o preconceito de locais que não admitiam uma cantora negra no palco. Finalmente, em 1960, conseguiu realizar seu sonho de trabalhar somente com a música, quando surgiu um concurso na rádio, tendo que cantar as músicas escolhidas por eles e, como foi a vencedora, ganhou uma oportunidade de trabalhar para eles, assinando um contrato e cantando semanalmente.

Com o tempo, acabou sendo convidada para aparecer na TV, e nesse mesmo ano fez sua primeira turnê internacional, percorrendo os países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Mesmo com a idade avançada, Elza ainda estava na ativa, sendo que “Planeta Fome”, seu último álbum, foi lançado no ano de 2019, eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre daquele ano, e que foi indicado ao Grammy Latino em 2020.

Ela foi uma figura muito lembrada no carnaval brasileiro, sendo homenageada pela Unidos do Cabuçu, no grupo de acesso do carnaval carioca, em 2012; do Bola Preta de Sobradinho, tradicional agremiação do Distrito Federal, em 2013; e pela Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora, em 2020.

A morte de Elza foi anunciada no perfil da cantora nas redes sociais.

É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, diz a nota.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.