Mais um reforço no combate ao câncer em Resende

FNCC promove eventos de prevenção em sua sede, entre eles o Julho Verde, na última terça

Neste sábado, dia 4, acontece na sede da Frente Nacional de Combate ao Câncer, em Resende, o Arraiá das Estrelas. O evento, previsto para começar às 11h, ao mesmo tempo em que será uma oportunidade de lazer e confraternização para os pacientes atendidos na instituição, também é uma forma de ajudar a FNCC a atendê-los melhor. Pelo valor do convite, quem comparecer à festa terá direito a comidas e bebidas a vontade. Já os pacientes cadastrados não pagam e têm direito a levar um acompanhante. Na programação ainda tem pescaria e bingo, pagos à parte.

Esta será a primeira festa organizada pela FNCC, entidade que chegou há um mês em Resende com o objetivo de somar seu trabalho ao lado do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer (GAPC), outra entidade implementada no município em 2009 e que já vinha fazendo um trabalho de assistência aos pacientes com câncer. Uma mudança pela qual uma antiga paciente ainda não se acostumou.

– Pra mim, essa mudança administrativa foi novidade, já que começou de um mês para cá e ainda não me acostumei, não me desapeguei da antiga sigla. Mas ao menos o serviço melhorou. Os profissionais que nos atendem são muito carinhosos e se preocupam com a gente. Tenho só a agradecer por isso – respondeu a dona de casa Mônica Büttner, atendida pelo GAPC desde 2007, quando ainda precisava viajar a Volta Redonda.

A vida dela mudou quando descobriu que tinha câncer de mama, no ano de 2006. “Antes da doença, eu trabalhava como massagista e fui obrigada a parar de trabalhar nessa profissão para fazer o tratamento, e posteriormente por não ter mais condições de exercê-la por ter passado por cirurgias e isso me incapacitou de fazer alguns movimentos com o braço”, revela.

Mônica conta que está curada, mas que segue aos cuidados dos profissionais desde que entrou para o GAPC. “Terei que fazer fisioterapia para o resto da vida, tenho que me manter. E aqui tenho tudo o que eu necessito para manter a minha saúde. Na ocasião do diagnóstico, tive um grande apoio da minha família e fui muito bem acolhida aqui”.

Resende é a terceira unidade da FNCC inaugurada dentro do estado do Rio de Janeiro, que conta com mais duas unidades, uma em Petrópolis, na Região Serrana, e a outra em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A instituição também conta com outra unidade em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Segundo a assistente social da FNCC de Resende, Andréa Naves, a instituição tornou-se parceira do GAPC em Resende. “Ela realiza todo o trabalho que já era realizado pelo GAPC desde a sua chegada a Resende, a única diferença é que esse trabalho tem um foco maior na prevenção do câncer, e mantém a prestação de serviço aos usuários. É um somatório de forças”.

Todo esse foco na prevenção da doença é realizado através de ações preventivas, que têm como objetivo fazer com que mais pessoas se identifiquem com o trabalho da FNCC mesmo antes de terem o diagnóstico de câncer, inclusive as crianças. Ainda assim, o atendimento é realizado apenas com usuários a partir dos 18 anos, com laudo médico comprovando que os mesmos possuem a doença.

– Tanto a FNCC quanto o GAPC são instituições sem fins lucrativos e complementares ao Serviço Único de Saúde (SUS). Ambas dependem de doações de recursos da sociedade civil, e se complementam entre si. Se, por exemplo, um usuário daqui da FNCC necessitar de exames de alta complexidade e/ou remédios de alto custo não fornecido pelo SUS, a gente pode encaminhar ao GAPC de Volta Redonda caso seja necessário – acrescenta a assistente social.

Além de Resende, a FNCC também atende pacientes de Itatiaia, Porto Real, Quatis, Floriano (distrito de Barra Mansa), além de São José do Barreiro/SP e Bocaina de Minas/MG. O primeiro procedimento realizado é uma avaliação de todas as condições do paciente em relação à demanda, uma espécie de triagem. Dentro da clínica social da instituição, ele tem todo o suporte do qual necessita, desde o atendimento psicológico para ele e sua família, passando pela fisioterapia, terapia reiki e auriculoterapia até acompanhamento jurídico para a administração de seus bens ou direitos trabalhistas.

Na última terça-feira, dia 31, a FNCC realizou uma de suas primeiras ações, o Julho Verde. O evento promovido na clínica social teve palestras públicas com profissionais da saúde que falaram sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O evento faz parte de uma campanha da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) para conscientizar a população sobre os hábitos que podem levar o indivíduo a desenvolver a doença na região da cabeça. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho.

Neste dia, o jornal BEIRA-RIO esteve no local e entrevistou uma das duas profissionais presentes ao evento, que falou sobre o trabalho da FNCC. “A vinda de uma instituição como a FNCC ajuda ainda mais na divulgação sobre os vários tipos de câncer, esclarecendo isso ao paciente, sendo que muitas vezes ele tem pouca informação sobre a doença e qual acompanhamento médico seguir”, disse a cirurgiã de cabeça e pescoço Ana Luisa de Andrade.

INSTITUIÇÃO PEDE DOAÇÕES
Durante o Arraiá das Estrelas, toda a renda será revertida para a FNCC e os convites estão à venda na unidade. Na compra de dois ingressos para a festa, o participante estará contribuindo para a doação de uma lata de suplemento alimentar a pacientes com baixo peso em tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

O ano todo, a instituição também necessita de doações, seja de fraldas, de leite e outros alimentos. As doações podem ser feitas na clínica social, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Rua Isaac David Halpern, 94, no bairro Comercial. Caso o interessado queira fazer a doação em dinheiro, o depósito deve ser realizado na conta da FNCC, Agência 4709-0 C/C 12546-6. Outras informações pelo telefone (24) 3354-4012 ou (24) 99933-4012 (Priscila Pineschi).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.