Sábado Saudável aconterá no mês de Julho

Acontece neste sábado, dia 13, mais um Sábado Saudável, com a abertura de 24 unidades de saúde do município para a realização do exame preventivo de câncer de colo de útero. Na ocasião, as mulheres fazem também o exame para detecção do câncer de mama e recebem orientações para o autoexame.

Os postos de saúde do município estarão abertos todos os sábados do mês de julho, das 8h às 16h. São eles: Fazenda da Barra I, II e III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Cabral/Alambari, Vicentina/Santo Amaro, Liberdade, Surubi, Novo Surubi, São Caetano, Paraíso (Policlínica), Morro do Cruzeiro, Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Cidade Alegria, Manejo, Posto Resende, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Engenheiro Passos e Serrinha/Capelinha. As moradoras de Rio Preto, Bagagem e Fumaça devem procurar as unidades de Pedra Selada e Fumaça.

No ano passado, foram realizados 1.785 exames.

O preventivo é oferecido a todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade e até mesmo por mulheres que já entraram no período da menopausa. Quem foi submetida à cirurgia de retirada do útero também pode procurar as unidades.

As consultas podem ser agendadas com antecedência, mas qualquer mulher que chegar ao posto dentro do horário será atendida, mesmo sem marcação. Mas para isso, elas precisam observar alguns cuidados como: não estar menstruada, evitar ter relação sexual 48 horas antes do exame e não estar com nenhum tipo de creme ou gel vaginal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.