Câmara já admite rumores de pedido de prisão de vereadores afastados

 Ainda que não tenha sido declarado oficialmente pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Resende, não se fala em outra coisa, desde terça-feira, dia 05, pelos corredores do Legislativo: a existência de uma medida cautelar que pede a prisão dos três vereadores afastados, Kiko Besouchet (PP), Jeremias Casemiro, o Mirim (Solidariedade) e Bira Ritton (PP), além da prisão de uma quarta pessoa que não é vereador.

O BEIRA-RIO teve acesso, a um dossiê que pode afastar pelo menos mais três vereadores e apontar empresas e pessoas ligadas a esses vereadores. Eles são suspeitos de receberem um percentual do valor dos contratos de algumas empresas vencedoras de licitações na Câmara durante a vigência do esquema investigado pelo Ministério Público.

A prisão dos três vereadores havia sido solicitada pela Procuradoria Geral do Ministério Público Estadual (MPE) em maio deste ano, mas o pedido precisava ser avaliado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Na ocasião, ela foi pedida através de um procedimento que ainda tramita em sigilo de Justiça. Ainda assim, segundo o processo criminal que tramita na 2ª vara criminal de Resende, é possível verificar que o processo está com o TJ desde o dia 3, sinalizando que a decisão pode ser divulgada nos próximos dias.

Desmembramento

Além disso, na terça-feira, dia 5, o juiz Hindenburg Cabral desmembrou o processo em cinco autos, ou seja, cinco grupos dentro dos quais em cada um deles as mesmas regras valerão para todo o subgrupo de réus. No primeiro estão os três vereadores, Kiko, Mirim e Bira. No segundo grupo estão Erlom Rodrigues Viana, Crystian Guimarães Viana, Ricardo Abbud de Azevedo e Eduardo Bernardelli Barbosa. No terceiro grupo estão Cristiane de Andrade Rodrigues Kleina, Marco Aurélio Azevedo Viana, Ivan Fonseca Marinho Junior e Helenice da Silva Barreto. Compõem o quarto grupo Terezinha da Glória Dias, Mauro Ferreira Nunes, Alexandre de Carvalho Pimentel e Flávio Rodolfo Collistet de Souza. Já no quinto e último grupo estão Leandro Macedo Rodrigues, Geraldo André Maciel Costa, Arlene Linhares Machado, Levi Gama, Fox Gestão Empresarial Eireli – Me, Omega Desenvolvimento Empresarial Eireli – Me, Lotus Tecnologia Eireli – Me, CLG Gama Comunicações Ltda, Duelo Comunicação Total Ltda, RJ Sul Comércio de Produtos de Informática Ltda e Câmara Municipal de Resende.

Em nota, a assessoria de comunicação da Câmara afirmou que o clima está tranquilo e que não vai se pronunciar sobre o assunto por não ter informações oficiais sobre a medida cautelar.

“Na Câmara está tudo tranquilo. Não temos nenhuma informação oficial sobre essa medida cautelar. E por desconhecer tal documento, por não ter sido notificada oficialmente, a Câmara não se manifestará sobre o assunto”, resumiu a nota.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.