Jardim do Sol: será que agora a obra sai?

Os 15 anos de espera, lutas e muitas reivindicações por parte dos moradores do bairro Jardim do Sol, em Resende, podem estar próximos de uma solução. Finalmente começaram nesta terça-feira, dia 3, as obras de drenagem e pavimentação na via de acesso ao bairro, que começaram a ser realizadas há dois anos, mas foram paralisadas poucas semanas depois de seu início.

Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, os trabalhos recomeçaram com a instalação do sistema de drenagem para recolhimento da água da chuva. No total, serão instalados cerca de 750 metros de tubulação, com tubos de 1.500 milímetros. Após esta etapa, está prevista a colocação de 12,5 mil metros quadrados de asfalto.

A obra anunciada, conforme citada pela prefeitura, promete “colocar um ponto final nos problemas enfrentados pelos moradores, que têm que conviver com o excesso de poeira durante o inverno e com a lama e muitos buracos durante o verão, o que deixa o acesso praticamente intransitável, além de causar prejuízos aos moradores”.

E de fato, a população espera que dessa vez as obras sejam realizadas sem interrupções, já que durante todo esse tempo de espera, os moradores tiveram que conviver com todos esses problemas, mostrados aqui nas reportagens do jornal BEIRA-RIO.

Em 8 de novembro de 2013, eles fecharam uma das passagens para veículos na Rodovia Presidente Dutra para realizarem uma manifestação que reivindicava melhorias na estrada de acesso ao bairro. Quase uma semana depois, em 14 de novembro, uma nova manifestação terminou com um acordo entre prefeitura a concessionária que administra a Via Dutra para inicialmente ser realizada uma obra emergencial, com a construção de asfalto paliativo com duas camadas, com a promessa de que em março de 2014 começaria a obra definitiva na estrada.

Moradores bloquearam em protesto um dos trechos da via Dutra no ano de 2013 (Foto: Arquivo)

Um mês mais tarde, no entanto, as obras não haviam começado, e dois acidentes foram registrados em menos de seis meses na mesma via de acesso. O primeiro deles, no final de 2013, envolveu dois carros de passeio, sendo que um deles foi parar dentro de uma valeta. Apesar do susto, ninguém teve ferimentos graves. O segundo, ocorrido em fevereiro de 2014, fez com que um caminhão de coleta de lixo da prefeitura tombasse em uma valeta, também sem feridos.

Em janeiro de 2016, depois de iniciadas, as obras – que deveriam ser entregue no dia 19 daquele mês – foram paralisadas, e a pista chegou a ser tomada pela lama, provocando o atolamento de veículos. Meses mais tarde, um grupo de moradores estiveram presentes em uma audiência protestando contra a interrupção dos trabalhos de pavimentação. Na ocasião, um dos vereadores chegou a criticar a empresa responsável pela realização das obras.

Segundo a Prefeitura de Resende, os trabalhos foi reiniciados através da parceria do poder público com o Governo Federal, e terá o financiamento da Caixa Econômica Federal, orçado em mais de R$ 3 milhões. Será que dessa vez o poder público finalmente cumprirá com o prometido e entregará completa a obra na Avenida Jefferson Geraldo Bruno? Veremos nos próximos meses.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.