
Nesta terça-feira, dia 10, o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) anunciou que Porto Real e Quatis estão entre os contemplados para receber seus próprios projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário, com a finalidade de contribuir para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário urbanos. Os municípios foram escolhidos após se inscreverem em um edital no ano de 2019 para receber os projetos.
Naquele ano, o CBH-MPS tornou público o Ato Convocatório de Manifestação de Interesse nº 004/2019 para que os municípios da área de atuação do Comitê (Região Hidrográfica III), se candidatassem para receber projetos de sistema de esgotamento sanitário. Após avaliação de conformidade com as exigências do Edital e processo de hierarquização, Quatis e Porto Real foram escolhidas.
Em julho, foram definidas as empresas que vão elaborar os projetos de cada município. A empresa Consducto Engenharia LTDA ficará responsável pelo projeto de Porto Real e a Sarsan Engenharia e Saneamento LTDA – ME irá elaborar o projeto de Quatis. Os valores investidos essas contratações são de R$ 240 mil em Porto Real e R$ 163 mil, aproximadamente, em Quatis. A previsão é que os projetos tenham início em setembro deste ano e que sejam concluídos e entregues aos municípios em janeiro de 2023.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Após o consumo em atividades domésticas, a água incorpora impurezas de diversas naturezas, muitas delas nocivas ao ser humano e ao ambiente, caracterizando o que é conhecido como esgoto sanitário. Um sistema de esgotamento sanitário pode ser entendido como conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços, nesse caso, com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza.


