SOCIAL LAÍS AMARAL

Até quando torcedores terão que conviver com marginais?
O caso do adolescente morto naquele jogo do Corinthians na Bolívia me encheu as medidas. Outro dia falei da força da torcida corintiana e acredito que a grande maioria dos torcedores são mesmo torcedores. Esses grupelhos de fanáticos, deseducados, marginais, que acabam torcendo mais pela sua facção do que pelo próprio clube, existem em todas as torcidas e em todo o mundo onde há futebol. Não tem cabimento entrar no estádio com uma “arma” dessas. A nossa justiça vem sendo muito complacente e pouco hábil contra esses sujeitos. Torço para que a justiça boliviana seja firme e os culpados paguem pelo crime. O menor que se apresentou no Brasil, pode ser mais um laranja, muito comum no meio do crime, quando os mais velhos colocam os menores para assumirem seus crimes, já que este é protegido pela legislação. Nunca entendei a redução da maioridade penal como argumento eficaz para combater a violência, mas acho que um caso como esse reacende a polêmica. Na Bolívia, acima de 16 anos já vai “em cana”. Estou escrevendo na quarta-feira e ainda não sei se há novidades, nesta sexta-feira, mas acho surrealista libertarem os brasileiros em Oruro por conta de um menor que se entregou aqui, onde a lei é mais branda, e por isso não seria preso. Alguém tem que pagar pela morte do jovem torcedor do São José.

A blogueira é fraquita
Achei um pouco exagerada a reação de parte da militância de Esquerda (a maioria grupos jovens) contra a presença da blogueira cubana nos últimos dias no país. Por uma questão democrática não deveriam tê-la impedido de expor suas ideias. Até porque ela quase vira vítima. A babação da Velha Imprensa Comercial era de se esperar.  O que a militância deveria ter feito era questioná-la em algumas das suas participações públicas sobre os cinco cubanos presos nos Estados Unidos, sobre Guantanamo, sobre os males causados pelos 50 anos de bloqueio econômico à ilha, quem banca sua excursão por nove países para falar mal de Cuba, etc. Ela mesmo morou dois anos na Suíça, voltou para Cuba, rasgou o passaporte e não houve problema algum. Em Havana ela dá entrevista criticando os Castros e o governo e não há problema. Cuba há 50 anos não tinha indústria farmacêutica (não tinha nada) e hoje tem um indústria de biotecnologia que exporta medicamentos, vacinas para combater doenças, como diabetes, meningite, câncer, etc. E o país não está isolado, ao contrário, está cada vez mais integrado à America Latina e Caribe. Cuba é presidente da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. E terá em breve o maior porto do Caribe, o complexo de Mariel. Essa Yoani, que se diz diplomata do povo, não soube responder à jornalista Chantal Rayes do Liberation (‘Roda Viva’, segunda passada), o que a faz se imaginar representante da maioria dos cubanos. Ela é muito fraquinha. Deixem a blogueira falar, garotos.

TRIPA
* Será amanhã, dia 2, a partir das 17 horas, no Centro Cultural Visconde de Mauá, a abertura da exposição “Poéticas Interdisciplinares da Escola de Belas Artes da UFRJ. A exposição ficará instalada no CCVM até o dia 1º de abril, abrindo sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Durante a semana, ocorrem as visitas escolares previamente agendadas * Sábado passado foi realizado em Resende um curso de limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde. O curso apoiado pela Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro e pelo Samer Hospital * Novidades na festa do Pinhão deste ano. Notícias em breve * Resende, também receberá jovens católicos de várias partes do país e do mundo por conta do grande encontro da juventude que acontece em julho no Rio. Cerca de 1.500 jovens ficarão hospedados em Resende durante uma semana de julho * O simpático bar e restaurante ‘Uai, Su!’ completa hoje, dia 1º de março, seis anos de funcionamento. Parabéns a Bebeto e Sueli * Alô, alô Carlinhos Botafogo, domingo tem mais emoção.  Que saudades do Loco Abreu, meu chapa ! * Falando em esporte, neste domingo, dia 3, será realizado no Horto do Paraíso um campeonato de Skate   Encontro de Slackline. Haverá outras modalidades esportivas sendo praticadas no Horto, como Basquete de Trinca. No final, microfone liberado para o RAP. Começa às 9 horas.

ANIVERSÁRIOS
Semana passada, dia 21, aniversariou o mais rabugento dos donos de bar da cidade, o Cérgio (com ‘C’). Mas festa mesmo só ano que vem quando fará idade redonda. Dia 25, três figuraças mudaram de idade: Marcelo Dertônio, João Marcos Mattos e a Georgia Marins. Na terça, dia 26, foi a vez da grande amiga Katita Oliveira inaugurar idade nova. Recebeu amigos no ‘Carolas e Caçarolas’, da filhona. Na quarta, dia 27, quatro amigos ficaram mais experientes: Marina Bossan, Mara Vieira, Alberico Campos Filho e o radialista Zé Rodrigues. Ontem, dia 28, ficaram mais experientes o Valdir Lima e o inoxidável Germano Pedro. Hoje, dia 1º de março sopram velinhas a Mariana Dantas, filha da Lucy, o Arnaldo Lima, meu colega de trabalho, o amigo Ale Matheus e a querida Anamaria Schneider. Amanhã, dia 2, a Anne Nogueira, a Renata Lamin, o José Carlos Campos e a finlandesa Laura Ampula festejam idade nova. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.