“Movimento Lula Livre” marca presença em Resende

Desde o final da tarde desta sexta-feira, dia 27, Resende e Região das Agulhas Negras estão no mapa das manifestações promovidas em todo o Brasil e também no mundo por militantes de esquerda e representantes de movimentos sociais em prol da liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e também da justiça no caso envolvendo a vereadora carioca Marielle Franco (Psol) e o motorista Anderson Gomes, mortos a tiros em março passado.

O manifesto está sendo organizado pelo Movimento Lula Livre, grupo criado no começo do mês em Resende, e reúne militantes do PT e PCdoB, além de representantes de movimentos sociais

Com faixas que pedem a liberdade do ex-presidente e justiça no Caso Marielle Franco, os manifestantes iniciaram a caminhada concentrados em frente ao Mercado Popular, no Centro, onde gritaram palavras de ordem como “Lula Livre” e “Lula ladrão, roubou meu coração!”.

O representante do Movimento Lula Livre, Felipe Manfredo, explica a importância do manifesto. “Estamos aqui pedindo pela liberdade do Lula porque a gente entende que a prisão dele é política, e simboliza o fim da soberania nacional. Por isso somos um movimento suprapartidário em defesa da democracia”, acrescenta.

Para ele, a prisão vem pra prender na verdade todas as ideias que representam as ideias dos trabalhadores, os direitos dos trabalhadores, dos aposentados e dos pobres, em toda a América Latina. “Ele (Lula) está sendo preso como o maior líder da América Latina, representando que nós temos que ser eternamente escravos dos países desenvolvidos”.

O membro da Pastoral Carcerária e pároco da Comunidade Sagrada Família (Grande Alegria), Padre Rafael Ferreira, um dos representantes dos movimentos sociais, fala de sua presença no evento.

– A nossa presença aqui é de solidariedade todos aqueles e aquelas que estão comprometidos com a defesa da democracia jovem e frágil do nosso país, que precisa avançar e precisa atingir o âmbito da economia e o âmbito das políticas sociais, e provocar uma profunda revisão de todo o sistema judiciário do nosso país. Aquilo que se fez contra o ex-presidente Lula é feito há séculos contra a população e contra os mais pobres.

Para os representantes dos diretórios municipais dos dois principais partidos de esquerda no país, o movimento vem para conscientizar as pessoas sobre o que acontece na política brasileira.

– A gente está nesse movimento na luta por Lula Livre e por Marielle e Anderson também, e contra a retirada dos nossos direitos. Lula está sendo preso por um crime que não existem provas contra ele, ou seja, Lula é inocente – opina a presidente do PT Resende, Odete Amaral.

O presidente do PCdoB em Resende, Ialdo do Nascimento Rodrigues, desabafa sobre o que chama de golpe dos grupos de direita no país.

– Primeiro, o PCdoB, não só daqui como em todo o Brasil, sempre apoiou o Lula nessa questão do progresso do país. Ele é o símbolo desse crescimento, isso é indiscutível. E a gente vê hoje essa injustiça, esse crime contra o povo brasileiro, porque prender o Lula é prender o povo brasileiro. Foi o Lula quem tirou milhões de pessoas da fome, que levou muitos pobres para a faculdade, mostrou o país para exterior e conquistou o respeito das pessoas. Os capitalistas vieram para destruir tudo isso, impedir o crescimento do país  – conclui.

Em seguida, os manifestantes seguiram pelo bairro Campos Elíseos até a sede do Sindicato dos Trabalhadores Químicos do Sul Fluminense, no Jardim Tropical, onde participam de uma vigília em defesa da libertação do ex-presidente e pré-candidato ao PT à Presidência da República.

Fotos: Divulgação/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.