Febre Amarela: Resende tem mais um caso confirmado e dois suspeitos

Nesta quinta-feira, dia 26, Resende teve mais um caso confirmado de febre amarela. Segundo informações do governo municipal, um jovem de 23 anos, morador no distrito da Engenheiro Passos. Ele foi internado no Hospital de Emergência com sintomas da doença, como dor abdominal e febre.

Ele foi transferido na noite do mesmo dia para o Hospital São Sebastião, no Rio de Janeiro, referência no atendimento a pacientes com febre amarela. Ainda de acordo com a unidade que o atendeu, o paciente segue internado no Rio e passa por exames.

Este é o terceiro caso de febre amarela no município. Os outros dois casos são de um senhor de 63 anos, da Vargem Grande, que morreu esta semana no Hospital de Emergência, e um morador de 57 anos, do bairro Nova Liberdade, que morreu no Hospital da Unimed, na semana passada.

Há, também, outros dois casos suspeitos no município: um de  Campos Elíseos, que também costuma frequentar Engenheiro Passos, e outro do distrito da Bagagem. Além desses casos, há outro suspeito em Itatiaia, um jovem de 19 anos, morador de Penedo, internado com suspeita da doença.

A vacinação segue acontecendo nos municípios. Em Resende, os postos seguem abertos e oferecendo as doses para imunização. E em Itatiaia, ela vem acontecendo sem necessidade de agendamento, sempre das 8 às 17h.

Ambos os municípios também realizam a busca ativa de pessoas residentes na zona rural que ainda não tomaram a vacina. A dose utilizada é a plena, que garante imunização sem a necessidade de tomar novas doses.

Vale também lembrar que a não existe a forma urbana da doença. Ela é através da picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes infectados, sendo os macacos os principais hospedeiros. Portanto, os casos de infecção ocorrem apenas em áreas silvestres.

Um novo boletim epidemiológico será divulgado nesta sexta-feira, com os dados atualizados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Angra dos Reis lidera a estatística estadual, com 51 casos e 14 mortes, segundo o último registro.

Foto: Marcio Fabian/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.