Resende tem dois casos e uma morte por febre amarela

Casos de febre amarela foram registrados em moradores do distrito de Vargem Grande (Foto: Antônio Leão/PMR)

Atualizado às 20h

Confirmada em Resende a primeira morte por febre amarela. O paciente, que morava no distrito de Vargem Grande, estava internado no Hospital da Unimed, e morreu na terça-feira, dia 17. A informação foi dada por familiares. Além dele, outro caso também foi confirmado na quinta-feira, dia 19. Um homem de 62 anos, também do distrito de Vargem Grande, está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Emergência.

Uma fonte do BEIRA-RIO informou que, agora, nesta sexta-feira, a Secretaria discute as ações e a busca ativa pelos pacientes que ainda não se vacinaram, informando e levando as doses da vacina para a devida imunização. Os dois casos foram identificados através de exames de reação de polimerase em cadeia (conhecido como RT-PCR). No Blog da Ana Lúcia é feito o questionamento do não alerta do governo sobre as suspeitas do caso. (Leia aqui)

Segundo os especialistas, a tendência é que o número de casos de febre amarela diminua após o mês de maio, porque diminui a atividade dos mosquitos haemagogus e sabetes nas matas. Mas alertam para a possibilidade de ainda ter casos confirmados se as pessoas não vacinadas entrarem na mata. Segundo eles, não houve desaparecimento dos casos entre junho e novembro no estado vizinho de Minas Gerais e ainda tem transmissão, mesmo que baixa. Por isso, reforçam a necessidade das pessoas em se vacinarem, já que muita gente na área rural ainda não recebeu a imunização.

Após o jornal ter noticiado os dois casos de febre amarela, a Prefeitura de Resende informou em nota que os dois pacientes não haviam se vacinado, e que neste final de semana (sábado, domingo e segunda, dias 21, 22 e 23, respectivamente) a Secretaria de Saúde intensificará a campanha de vacinação.

As doses serão aplicadas no Centro Municipal de Imunização, e nos Postos de Saúde da Fumaça, Vargem Grande, Serrinha, Capelinha, Engenheiro Passos e Mauá, das 8 às 16h. Já na terça-feira, a vacinação prossegue em todas as unidades, em horário normal.

REGIÃO JÁ REGISTRA CINCO CASOS
Estes são o quarto e quinto casos registrados em apenas uma semana na Região das Agulhas Negras. Na terça-feira, dia 17, Quatis anunciou o primeiro caso da doença, mesmo sendo importado, e Itatiaia registrou o segundo caso autóctone em Penedo. Em Itatiaia, a vacinação está acontecendo sem a necessidade de agendamento.

No último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) nesta sexta-feira, dia 20, já constam os dois casos de Itatiaia e os registros de Resende. Quatis não entra na relação por se tratar de um caso importado. O município de Angra dos Reis, na Costa Verde, segue tanto na liderança em número de casos quanto no número de mortes.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.