Município de Itatiaia registra primeiro caso de febre amarela

No final da tarde desta quarta-feira, dia 4, o município de Itatiaia confirmou o primeiro caso de febre amarela. O registro já se encontra dentro do último boletim epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ (SES). Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente – um homem de 58 anos – mora em Penedo e não estava vacinado contra a doença.

Ele deu entrada no Hospital Municipal de Itatiaia no dia 29 de março, onde passou por exames e no último dia 2 (segunda-feira) foi transferido para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde está sendo acompanhado por uma equipe de profissionais. Após o registro deste caso, a vacinação contra a febre amarela em Itatiaia segue acontecendo, porém agora não é mais necessário fazer o agendamento nas unidades de saúde.

O último levantamento realizado pelo setor de Imunização da secretaria aponta um total de 23.612, ou seja, 90,8% da meta de 26 mil pessoas já receberam a dose da vacina em toda a cidade. Em Penedo foram vacinadas 5.265 pessoas da meta de 6 mil.

A coordenadora de imunização, Andréa Millen, reforçou a necessidade da vacinação. “Quem ainda não se vacinou é importante que procurem a unidade de referência de seu bairro o quanto antes. A vacina é a forma mais eficaz para não pegar a doença. Também recomendamos que as pessoas evitem áreas de mata”, disse.

A secretaria ainda informou que em Itatiaia a vacina não está sendo fracionada, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores. A população está sendo vacinada desde fevereiro do ano passado. Desde a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no interior do Parque Nacional do Itatiaia, a vacinção está sendo oferecida não apenas ao público-alvo (pessoas de 9 meses a 59 anos), mas também os idosos com mais de 60 anos e que não apresentam nenhuma doença. Mas para aqueles que possuem alguma patologia o laudo médico continua sendo obrigatório.

A vacinação acontece na Policlínica Municipal e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação e comprovante de residência.

ESTADO DO RJ JÁ CONTA COM 72 MORTES
Em todo o estado do Rio de Janeiro, somente em 2018 foram registrados 197 casos de febre amarela, sendo 72 mortes. Angra dos Reis, na Costa Verde, é o município com o maior número de casos (48, com 14 mortes). Entre os casos registrados em primatas, apesar de não constar no boletim, Itatiaia já tem um caso de febre amarela confirmado no dia 2 de março. Os demais casos foram confirmados em Niterói, Angra dos Reis (Ilha Grande), Barra Mansa, Valença, Miguel Pereira, Volta Redonda, Duas Barras, Paraty, Engenheiro Paulo de Frontin, Araruama e Petrópolis.

Ainda assim, a SES relembra que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos. Em caso de macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos, etc.), a ocorrência deverá ser informada o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.

A Secretaria ainda reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas. Outras informações sobre a febre amarela poderão ser encontradas aqui.

Foto:Divulgação/PMI

Fontes: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)/Assessoria de Comunicação (SES-RJ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.