Morador tampa buraco de rua no Ipiranga após cansar de esperar por prefeitura

agnaldoO industriário Agnaldo Miranda (foto capa e interior), morador do bairro Ipiranga, em Resende teve uma foto sua divulgada em uma rede social em que está tampando um buraco em uma das ruas de seu bairro. Ele revelou que se surpreendeu com a repercussão da história, que não foi a primeira vez que tampou um buraco na rua e que o bairro está abandonado pelo Poder Público.

– Eu nem percebi que alguém tinha tirado a foto, mas não é a primeira vez que eu tampo. No ano passado estavam acontecendo alguns acidentes entre a Santa Ângela e a Augusto de Carvalho e é o acesso principal do Ipiranga. Passa carro da prefeitura direto ali, Secretaria Municipal de Obras e Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende) vão fazer fiscalização de obras, então eles sabem da situação. Tem uma câmera em cima também. E grande parte das famílias têm crianças. Então eu e meu vizinho Edson compramos juntos o material, rachamos, e tampamos o buraco. Desta vez marcamos de tampar novamente, mas ele teve um imprevisto e como eu já tinha o material em casa acabei fazendo sozinho – relatou Agnaldo Miranda.

Ele lembrou que este não é o único buraco do bairro, que sofre com os problemas relacionados à falta de manutenção (foto interna). Ele comentou inclusive sobre um bueiro sem tampa que recebeu uma placa de obras da prefeitura há um ano sem que nada fosse feito.

rua esburacada

– Tem câmera na esquina, que sabemos que é um investimento alto o que a prefeitura paga de aluguel, e é em cima do buraco. Próximo ao asilo tem um buraco que foi endereçado ao secretário de Obras pelas redes sociais há um ano e meio e eles colocaram uma placa de obras lá, mas só a placa há um ano e meio. A gente não pode ficar esperando, é vergonhosa essa situação. O pessoal da associação de moradores tem feito reuniões com a prefeitura e como não fui às últimas não sei se prometeram arrumar alguma coisa, mas me parece que o bairro está abandonado. Vou continuar tampando os buracos, cansei de esperar. Enquanto a prefeitura não faz o papel dela a gente tem que fazer o nosso, apesar de todos os nossos impostos estarem em dia – lamentou o morador.

O presidente da Associação de Moradores do Parque Ipiranga (Amopi),  Eduardo Souza Motta, confirmou que o bairro sofre com a falta de manutenção, mesmo com os pedidos frequentes que são feitos à prefeitura.

– Buraco em nosso bairro é uma situação complicada. Uma vez tinha um perto do córrego e a prefeitura dizia que não podia arrumar porque era contrapartida do Alphaville. Aí a Ampla foi tirar um poste e aumentou o buraco, mas também não podia mexer. A gente já reclamou várias vezes, eles galam que vão ver e não resolvem. Tem um cavalete que a própria prefeitura colocou, imaginei que iam resolver, mas até hoje foi só o cavalete. No Ipiranga 2 o pessoal também fez força tarega para tampar buraco. Está tão ruim que a gente pede de forma genérica. Na principal eles até tampam, mas as ruas internas têm uma buraqueira absurda – descreveu Eduardo Motta.

Um dos causadores do aumento dos buracos em algumas ruas, como a Santa Ângela, é o aumento do fluxo de veículos.

– Têm umas ruas que sofrem mais. Santa Ângela era uma rua de trânsito local. Com a abertura do Ipiranga 2 ela se tornou acesso ao Santo Amaro e muitas pessoas que não são do bairro começaram a passar por ali e ela não suporta esse fluxo. A prefeitura até diz que tem contrato para operação tapa buracos, mas pavimentação diz que não tem Orçamento. Só fazem em rua que aparece muito algum tapa buraco de vez em quando, mas nas internas não acontece nada. O Ipiranga é um bairro com casas boas, mas não é um bairro bom, nem área de lazer temos por aqui – acrescentou o presidente da associação de moradores do Ipiranga.

Em nota, a prefeitura de Resende não explicou os motivos de não realizar manutenção e serviços de capina no bairro e de os buracos estarem abertos há mais de um ano, mas informou que “o bairro Ipiranga 2 já entrou na programação da operação tapa-buraco e os serviços estão previstos para acontecer nas próximas semanas”. Sobre a tampa de bueiro próximo ao asilo, que também espera reparos há um ano e meio, disse que “o serviço também foi programado e será realizado em 15 dias”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.