Balanço do TSE mostra 519 urnas substituídas e 22 eleitores presos

baltazar1
Baltazar (PRB) votou na parte da manhã em Volta Redonda, único município do Médio Paraíba a ter Segundo Turno

As duas primeiras ocorrências de práticas irregulares envolvendo candidatos neste segundo turno das eleições municipais foram registradas no Ceará. De acordo com o quarto boletim divulgado neste domingo, dia 30, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois casos foram de boca de urna e não resultaram na prisão dos envolvidos.

Outras 197 ocorrências foram praticadas por eleitores e a maior parte dos registros também se refere a aliciamento de pessoas e propaganda. O Ceará é o estado com maior número de ocorrências (137), seguido por Rio de Janeiro (8) e Pará (4). No total de casos praticados por não candidatos, 22 resultaram em prisões. Apenas no Rio de Janeiro, 13 eleitores acabaram presos.

Até o início da tarde de hoje, 519 urnas de um total de 90.532 foram substituídas. O número representa 0,56% dos equipamentos que precisaram ser trocados por problemas técnicos. Mais 12 mil urnas estão reservadas para este tipo de necessidade. Maranhão, Pará e Mato Grosso são os únicos estados dos 20 onde estão sendo realizadas as votações que não tiveram substituições até o momento. O Rio de Janeiro lidera o número de trocas (167), seguido por São Paulo (81).

Neste segundo turno das eleições municipais para escolha de prefeitos e vice-prefeitos, mais de 32 milhões de eleitores voltam às urnas. Alguns locais de votação foram alterados exigindo a atenção de eleitores que têm até às 17h para escolher seus candidatos. Muitas dessas mudanças de locais ocorreram em função da ocupação de algumas escolas pelo movimento estudantil, como no Paraná, Goiás, Espírito Santo e Pernambuco.

EM VOLTA REDONDA, MANHÃ FOI TRANQUILA
O processo eleitoral ocorreu sem grandes problemas durante a manhã deste domingo em Volta Redonda. Com uma população de 263.659 habitantes, segundo último censo do IBGE, a cidade é o maior colégio eleitoral da região com 223.240 eleitores e é a única que tem 2º turno. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 650 urnas, apenas uma apresentou problema e teve que ser substituída. O TRE, no entanto, não informou o defeito, nem em qual colégio eleitoral o problema aconteceu.

A segurança pública foi reforçada para o 2º turno em Volta Redonda. A Polícia Militar (PM) informou que foram mobilizados cerca de 220 agentes pelas ruas da cidade. Entretanto, nenhuma ocorrência de crime eleitoral foi registrada durante a manhã.

Estão na disputa pela prefeitura Paulo Baltazar (PRB) e Samuca Silva (PV). Os dois optaram por ir às urnas mais cedo. Baltazar votou por volta de 10h, na Escola Municipal Miguel Couto Filho, no bairro Jardim Amália. Samuca votou um pouco mais tarde, por volta de 10h40, no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no bairro Conforto.

Fotos: Reprodução/Agência Brasil e G1

Fontes: Agência Brasil e G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.