Cartas e E-mails

Caros (as) amigos (as),

A edição desta semana do jornal BEIRA-RIO, em seu editorial, traz pontos que não condizem com a realidade e que acredito ser importante esclarecê-los para evitar interpretações parciais e errôneas.

Fui filiado ao Partido dos Trabalhadores, por 30 anos, e durante todo este período nunca fugi a luta e sempre estive ao lado do grupo, apoiando DEMOCRATICAMENTE todas as decisões. Em nenhum momento me omiti quando o meu ponto de vista foi diferente dos demais. Apoiei as campanhas municipais, quando o partido decidiu lançar candidato próprio, e também nas coligações. Nas disputas proporcionais, SEMPRE estive ao lado dos candidatos petistas e jamais traí a legenda.

Em 2010 assumi a presidência do Diretório Municipal de Resende com o intuito de unir o partido novamente, após a saída de alguns filiados, que optaram por apoiar a eleição do atual prefeito. Outros se afastaram e preferiram observar de longe, criando especulações e falsos julgamentos. Apesar da difícil missão, acredito ter realizado um bom trabalho, com novas filiações de quadros importantes e a volta de militantes históricos.

Em 2011 iniciamos a Consulta Popular que aproximou o PT da população, com a visita a diversos bairros. Realizamos um trabalho de divulgação, colocando o partido na mídia, criando campo para 2012.

No ano seguinte lançamos candidatura própria, após uma decisão DEMOCRÁTICA dos filiados em não apoiar os dois grupos que há anos dividem o poder. Mesmo com poucos recursos, realizamos uma boa campanha, elogiada por todos, pela forma ética e com conteúdo. Dentre os candidatos a vereadores, por pouco menos de 200 votos não elegemos um representante.

Em 2014, entendendo que era importante manter o projeto lançado em 2012, apresentei meu nome ao Diretório Estadual do PT para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Tive a indicação aprovada pelos membros da direção regional, que tem a função de aprovar a nominata de candidatos neste pleito. Obtive 4024 votos, sendo o vigésimo mais votado do partido num total de 64.

Fiz, novamente, uma boa caminhada sendo apoiado por diversos militantes, incluindo o atual presidente do Diretório, Elon Viana, e o diretório municipal de Itatiaia. Mesmo com petistas apoiando candidatos de outra legenda, incluindo a editora do referido jornal, que declarou apoio ao representante do PSOL e atualmente vem lutando para que o PT apóie o parlamentar.

Lutei por um PT “petista”, defendendo as bandeiras sociais, sem que meus interesses pessoais e financeiros falassem mais alto. A democracia sempre foi a marca da legenda e espero que assim continue. Autoritarismos de algumas das partes, em tentar impor seus interesses, não combinam com a filosofia da esquerda.

No final de 2014 encerrei minha história no PT com a certeza de ter feito o melhor trabalho possível. Saí com a consciência tranqüila e desejo toda sorte do mundo para os amigos que tenho dentro da legenda e o respeito importante em qualquer relação pessoal. As decisões atuais do PT, se o partido vai ou não apoiar o governo ou outra posição, cabe ao próprio PT, que saberá decidir .

Rogério Coutinho

NOTA DA EDITORA
A referência feita ao serventuário Rogério Coutinho, em editorial citado acima, ficou limitada a menos de dez linhas, mas com certeza o que levou o citado a classificar como “traz pontos que não condizem com a realidade” deve ser a opinião do jornal sobre o resultado vexatório do PT na cidade. Talvez aos olhos de Coutinho, os 4.024 votos (0,05%) sejam um sucesso, mas o que chama a atenção é afirmar que a editora apoiou candidato do Psol. Fácil comprovar a opinião da editora disponível no site do jornal BEIRA-RIO, em um outro editorial publicado alguns dias antes da eleição de outubro do ano passado, sob o título: “Voto 13 e torço para Dr. Julianelli!”. Para ler, acesse aqui: bit.ly/1Ap0ZZa

Assim, respeitando a interpretação do candidato derrotado, Rogério Coutinho, venho da mesma maneira esclarecer alguns “pontos que não condizem com a realidade” e continuo desejando sorte e mais votos no novo caminho.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.