Cartas e E-mails

GALINHA QUE ACOMPANHA PATO MORRE AFOGADA

Tenho tido a oportunidade de assistir aos movimentos democráticos desde a campanha por Diretas Já.

Ao longo desses anos, aprendi duas coisas: a primeira é que o sistema tenta corromper mesmo aqueles que são íntegros e optam pela vereda da política; e a segunda é que apesar de toda luta que este país já viveu na busca pela democracia, o que vemos é a evolução do mal, da corrupção, e dos abusos, sejam de poder ou de autoridade em nome da conquista por uma cadeira, seja no executivo seja no legislativo. Para os imorais, os fins justificam os meios.

Recentemente, como morador de Resende, experimentei grande sensação de náusea ao ver aqueles que dizem amá-la, na campanha eleitoral a emporcalharam com suas imensas e inúmeras placas, numa demonstração óbvia de total desrespeito e desamor. Pior, esses mesmos ditos amantes da Princesinha do Vale, que se autointitulam seus defensores, honestos e honrados, derramam em suas ruas rios de santinhos no dia da eleição, não só poluindo como também prejudicando a cidade uma vez que, caso chovesse, todo esse lixo entupiria seus bueiros, para dizer o mínimo. Mas isso não é tudo! Caso o leitor não saiba, fazer qualquer tipo de propaganda eleitoral, no dia da eleição, é crime! Ou seja, para traduzir, jogar esse monte de santinhos nas ruas, ou distribuí-los (boca de urna), no dia da eleição, é crime!

Daí me pergunto: como um eleitor tem a coragem de votar em candidatos que, conscientemente, praticam um crime no dia da eleição?! Como esse eleitor pode, depois, dizer-se decepcionado com a corrupção de seus escolhidos ou com os abusos por eles praticados, se ele mesmo confirma e apoia candidaturas visivelmente desleais ou que desrespeitam a lei? Como o eleitor pode vender seu voto?! Me pergunto se um churrasco, um almoço ou até mesmo dinheiro vivo poderiam comprar o meu direito de escolha? E a resposta é não! Porque assisti à luta pela conquista desse mesmo direito; porque quero para me representar ou governar, não pessoas cujas imagens saem bonitinhas na mídia, mas pessoas de caráter, honestas e decentes. E acredito que ainda existem pessoas com tais virtudes.

Então vamos ao ponto: EU VOTEI NO DR JULIANELLI.

Escolhi meu candidato com base em vários critérios. Primeiro: quem poderia bem representar minha cidade na Assembléia Legislativa? Segundo: quem não vilipendiou minha cidade? Terceiro: quem não fez propaganda irregular deixando placas nas ruas à noite, ou colocando-as em praças ou panfletando ostensivamente no comércio ou em restaurantes populares? Quarto: quem não encheu meu saco com falsas promessas, abraçinhos fingidos, sorrisos forçados, milhares de publicações no Facebook? Quinto: quem, mesmo sabendo que a lei permite, não esfregou suas bandeiras na minha cara, não deixou suas placas voando em cima do meu carro ou ocupou as calçadas da cidade que eu amo? Sexto: quem não fingiu ser meu amiguinho de infância, para no dia seguinte após a eleição nem me dirigir um olhar? Sétimo: Quem não apareceu na minha casa, pela primeira vez na vida, para aquela visitinha desconcertante, para pedir meu voto? Oitavo: quem não me conhece pessoalmente e não finge me conhecer? Nono: quem não azucrinou os meus ouvidos com aquelas musiquinhas horrorosas nos carros de som? E, décimo: quem observo ter trato educado e cordial rotineira e indistintamente com todas as pessoas?

Confesso: meus votos para deputados, este ano, foram os únicos que escolhi com gosto. Os demais me foram impostos por minha absoluta incapacidade de apertar o BRANCO ou o NULO na urna.

Votei às 9 horas da manhã. Infelizmente, e com pesar, soube algumas horas depois, que meu candidato tinha sido apreendido com uma imensa quantidade de santinhos e por praticar boca de urna.

Aos meus conhecidos, confessei minha decepção mas, mas ainda assim, afirmei que minha opinião sobre meu candidato não tinha mudado. Ele, apesar da apreensão em flagrante, ainda era o que melhor conduzira sua campanha (pelo menos até aquele momento).

Para quem não sabe, a atribuição de um vereador ou deputado é fazer leis. E este meu candidato já concorreu a ambos os cargos. Sendo assim, jamais acreditaria que ele desconhecesse a lei. Acredito que ele sabia, sim, estar cometendo um crime. O que acontece, a meu ver, é que, em geral, todos nós brasileiros (depois de ver o que tem acontecido no nosso país), temos mais fé na impunidade do que na justiça. Penso, na verdade, que houve certa inocência do doutor, não quanto ao crime praticado, mas na forma de conduzir sua campanha que tanto admirei.

Entendo, mas não justifico, que ao ver as condutas dos concorrentes no período de campanha, e mesmo antes, o candidato sucumbiu à tentação e errou. E errou feio!

Parece que Deus cobra mais dos bons e os corrige veementemente quando se desviam do caminho do Bem. Talvez, aqueles que tenham cometido crimes em campanhas ou ao longo de suas vidas jamais sejam pegos, jamais respondam por seus abusos. Talvez continuem seu caminho fazendo o que sempre fizeram e fazem com prazer, conscientemente enganando, roubando, relegando à miséria milhões de brasileiros. Talvez.

O que espero de meu candidato é que dê um passo à trás: que seja coerente com a ilibada moral que sua vida pública nos permitiu conhecer; que volte a merecer minha confiança; que defenda-se, sim, mas que honre o meu voto.

Meu sentimento hoje, repito, é de pesar.

V.D.

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Criada há mais de 20 anos, a festa da Primatoya deixou de ser a festa da nossa comunidade. Nos últimos anos os interesses financeiros de um pequeno grupo deixaram de lado a diversão de nossas famílias. O que assistimos em 2014 nada lembra as comemorações pelos aniversários dos bairros.

Ingressos caros no parque de diversões, preço de aluguel de barracas muito acima da realidade, com o valor sendo repassado ao consumidor e banheiros colocados nas calçadas dos moradores. Tudo isso sem uma prestação de contas. Não podemos deixar que a festa da nossa comunidade continue seguindo este rumo.

Queremos a participação maciça dos moradores, com todos podendo se divertir e consumir, sem que para isso enfrentem preços abusivos. Em primeiro lugar a atual gestão da Associação de Moradores deve pensar no MORADOR. Shows são importantes, diversidade de barracas também, mas a alegria em primeiro lugar.

Exigimos que a Associação apresente a prestação de contas e não utilize esta instância em defesa dos moradores apenas para palanque eleitoral e interesses pessoais. A Associação é de TODOS OS MORADORES e por isso deve ser respeitada. A tradição da festa da PRIMATOYA merece ser respeitada.

Comissão de Moradores dos bairros Jardim Primavera e Jardim Toyota

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.