Nocivo para uma dieta saudável

Pessoas que exageram na ingestão dos chamados junk food (alimentos com pouco valor nutritivo, ricos em gordura e açúcar) tendem a perder o interesse por alimentos de uma dieta equilibrada, segundo um estudo publicado em uma revista científica. Um experimento feito com ratos mostrou que o excesso de junk food pode modificar o comportamento alimentar, enfraquecer o autocontrole e levar a pessoa à obesidade.

Os pesquisadores da Escola de Ciências Médicas da Universidade de New South Wales, coordenados pela especialista em farmacologia Margaret Morris, descobriram que uma dieta pobre em nutrientes provoca mudanças duradouras nas áreas do circuito de recompensa do cérebro, responsável pela sensação de prazer, e no córtex orbitofrontal, que responde pela tomada de decisões.

Durante o experimento, os pesquisadores ensinaram os ratos a associar água com açúcar a um som e cereja e uva a outro. Os ratos saudáveis paravam de responder a estímulos ligados ao sabor que haviam experimentado em grande quantidade. Este mecanismo inato, difundido em animais, protege contra excessos e é responsável por promover uma dieta saudável e equilibrada.

Saiba mais sobre a descoberta no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.