Hemonúcleo de Resende tem programação especial para Semana do Doador

Dia 25 de novembro é o Dia Mundial de doador de Sangue. E para lembrar a data, o Hemonúcleo de Resende aproveita para sensibilizar a população e ampliar o número de doadores no município. Nesta segunda-feira, dia 26, o Banco de Sangue dá início à programação da Semana do Doador, que vai até sexta-feira, dia 30, com apresentação musical e lanche especial aos doadores.

Nesta segunda, os doadores que compareceram ao Hemonúcleo poderão assistir a uma apresentação musical da cantora resendense Rafaela Rodrigues, a partir das 9h, além de participar de um coffee break. A realização das atividades, segundo o Hemonúcleo, foi a maneira encontrada para valorizar as pessoas que dedicam parte de seu tempo para praticar um ato de solidariedade, além de promover uma confraternização entre os doadores.

Segundo a coordenadora do serviço, Maria Fernanda Aguiar, a data é a mais aguardada durante o ano pelo Hemonúcleo, já que ajuda a sensibilizar a população sobre a importância da doação, atraindo novos voluntários para a unidade. A expectativa, segundo ela, é conquistar uma média de 15 novos doadores por dia durante a semana comemorativa, o que representa quase o dobro da média diária, em dias comuns.

– É importante lembrar que o volume de sangue doado, cerca de 450 ml, é reposto pelo organismo em apenas 24h e que, além de Resende, o nosso Hemonúcleo atende outras cidades da região, por isso a doação é tão importante. Além disso, também lembramos que todo o material utilizado na coleta é descartável, não representando qualquer risco aos voluntários – disse Fernanda, ressaltando que um gesto muito simples pode salvar muitas vidas.

QUEM PODE DOAR
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ser portador de doenças graves, entre elas o diabetes. Também não podem doar sangue pessoas que sofreram derrame e trombose, pacientes com câncer, e pessoas que tenham passado recentemente por cirurgias e outros procedimentos, como endoscopia, por exemplo. No caso de doadores menores de 18 anos é necessária a autorização de um responsável legal. Já os maiores de 60 anos devem comprovar já ter doado sangue pelo menos uma vez.

O Hemonúcleo fica anexo ao Hospital de Emergência, na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco. As doações devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h. Outras informações pelo telefone 3381-4834.

Foto: Anderson Patrick/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.