BEIRA-RIO completa 17 anos!

Nesta sexta, dia 28 de março, o jornal BEIRA-RIO completa 17 anos de existência e resistência. Resistência, inclusive ao que acredito, ser o fim do jornalismo tradicional e que um dia pensei ser um grande instrumento de transformação, para melhor, de qualquer sociedade. De certa forma, ainda acredito no jornalismo que pratico e que está muito próximo da extinção. Extinção no que tange ao conteúdo e à forma. Na década de 80 do século passado, quando comecei a estudar Jornalismo, incentivada pelo ambiente de trabalho – o antigo e bom Jornal do Brasil – nem de longe podia imaginar a evolução tecnológica que passamos nas últimas décadas e nem quanto os objetivos do interesse público ficariam irrelevantes. O próprio JB, o primeiro a se render – não teve muitas opções depois de vendido – às novas tecnologias teve na nova forma, sem dúvida, o conteúdo colocado em segundo plano. Hoje, nem tanto. É a acomodação que o mercado obriga que profissionais e leitores se adaptem, mas também abre muitas possibilidades de interação e participação.

O jornalismo no mundo digital é uma realidade, ainda que exista um campo a ser melhor compreendido não apenas por quem produz e difunde informação, mas também por quem a consome. Hoje, o grande impasse dos sites jornalísticos é definir se cobra ou não por conteúdo do usuário da internet, mas existem outras questões, a meu ver mais importantes. A questão hoje, e que ao completar 17 anos de JBR fica mais clara, refere-se à transformação do jornalismo muito bem definida por uma editora inglesa, a subeditora do The Guardian, Katherine Viner: “Na realidade, o digital representa uma enorme mudança conceitual, uma mudança sociológica, uma bomba de fragmentação explodindo quem somos, como é organizado o nosso mundo, como nos vemos, como vivemos. Nós estamos bem no meio dessa mudança e, às vezes, tão perto que fica difícil enxergarmos. Mas é muito profundo e vem acontecendo a uma velocidade quase inacreditável”.

Pois é, estamos vivendo talvez, o fim dos meios de massa, que aliás deram muito poder para alguns grupos para uma nova era mais plural e participativa. Gosto disso e vou investir nisso.

O jornal BEIRA-RIO está reformulando o site (www.jornalbeirario.com.br) e a partir desta data ganha novo status, inclusive comercializando espaços. Veja só, o site do jornal existe desde 2008 e, durante todo este período, nunca vendemos qualquer espaço. Foi uma opção da direção do jornal ou talvez uma resistência – confesso – que agora não cabe mais. E mesmo tendo algumas matérias exclusivas de assinantes o número de acessos ao site do JBR tem sido surpreendente, e claro, isto nos motivou a investir muito mais a partir de 2014.

Não se trata apenas do número de acessos, mas também o tempo que o leitor fica no site. Uma média de 11 minutos, o que é considerado muito bom para sites jornalísticos. Daí, o desafio que agora enfrentamos: fazer jornalismo aberto. Trabalhar com os fatos de que, muitas vezes, o leitor sabe mais do que a matéria apresenta e diz isso imediatamente ao ler, encarar os erros como processo de reconstrução da informação e não apenas como retificação, admitir a participação dos leitores na construção de fatos, principalmente os temporais, e permitir a abertura total do conteúdo do site, além é claro de sair em campo para buscar de patrocinadores que valorizem a marca e a credibilidade conquistadas.

O BEIRA-RIO cresceu, são 17 anos e começa a ganhar uma nova forma. Uma nova forma que já me ganhou e portanto, agora começa a migrar com muito mais força seus leitores para o mundo digital. Mundo mais veloz, mais interativo e inteiro e isto não significa o fim das matérias investigativas, mas com a certeza que o modelo de investigação hoje também sofre transformação e passa pelo mundo digital. Do contrário, qual a finalidade da abertura das informações e dados públicos, outra luta que me engajei por acreditar que este é o caminho mais plural e de oportunidades coletivas que temos nos últimos anos. Realmente vivemos uma revolução tecnológica e viva esta tecnologia que nos permite reaprender como produzir e difundir informações a partir deste novo contexto. Na verdade, estamos formando este novo paradigma da comunicação que percebo é cada mais urgente sua compreensão. Vivemos esta semana a aprovação, na Câmara, do Marco Civil da Internet cujo objetivo maior é facilitar o acesso para todos; foi construído (o pro
jeto de lei) com a participação popular e de internautas, tramitou três anos e finalmente foi aprovado e com uma vitória que considero uma das mais importantes, que todos possam ter acesso ao conteúdo que trafega na net, ou seja, as operadoras não poderão limitar ou cobrar em novos planos por isso. Ou seja, as operadoras de telecomunicação são contrárias a esse princípio da neutralidade, porque, sem ele, poderiam cobrar por pacotes de conteúdo. Por exemplo, um plano só para acessar e-mail e redes sociais poderia custar R$ 20, enquanto um pacote que inclua o uso de Skype poderia chegar a R$ 50. Entendeu? Por isso tem tanta campanha contra. Contra os interesses que vão contra o usuário, nós. Mas este é outro assunto. O fato é que a net faz parte da nossa vida, cada dia mais, e nos proporcionar mais que informação, nos proporciona a possibilidade de checar rapidamente a veracidade, fonte e fidedignidade das informações; compartilhar ou não a informação que consideramos importante para a construção que queremos em nossa sociedade. Basta saber apenas o que realmente queremos, mas isto também é outro assunto.

O BEIRA-RIO canta parabéns neste dia 28 e se orgulha de ter nascido na cidade de Resende (para Resende e cidades vizinhas) e ter contribuído muito ao longo destes 17 anos para a transformação de uma sociedade que sabe reconhece e confia em nosso trabalho. Não à toa estamos aqui. O BEIRA-RIO começa uma nova fase de maior interação com seu leitor e aprofundando alguns assuntos como meio ambiente, economia e claro, política. Vamos que vamos, que o caminho é longo, a luta é árdua, mas os resultados, os que colhemos nesses anos, nos dão certeza de afirmar, que sempre vale a pena.

No domingo dia 30 tem o BEIRA-RIO de Portas Abertas, quando recebemos os amigos e leitores para um cafezinho. Neste próximo, com sabor de parabéns pra você! Até lá!

Ana Lúcia
editora do jornal BEIRA-RIO
analucia@jornalbeirario.com.br

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One thought on “BEIRA-RIO completa 17 anos!

  1. Parabéns Ana Lucia! Parabéns equipe do Jornal Beira Rio pelos 17 anos, como vc diz, de existência e resistência, procurando levar os fatos e uma reflexão critica sobre eles. Resende agradece!

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