SÍNDROME DE ESTOCOLMO (NA POLÍTICA)
Síndrome de Estocolmo, se você ainda não sabe, é a relação afetiva que o sequestrado passa a ter pelo seu sequestrador. Ciente de que sua vida está nas mãos do sequestrador, o sequestrado passa a nutrir pelo seu algoz um sentimento de respeito e carinho que pode persistir mesmo depois da libertação do cativeiro.
Na vida política não tinha visto ainda nada parecido com esse sentimento, até que surgiu este fato do sequestro do PMDB de Resende, cujo presidente era o Noel de Carvalho, pelo grupo político do Prefeito José Rechuan.
Como a imprensa não noticiou mais nada, se houve pedido de resgate, se o Noel de Carvalho fugiu do cativeiro, sou obrigado a crer que estamos diante do primeiro caso de Síndrome de Estocolmo ocorrido na política. Não me lembro de nada parecido.
Se não houve fuga nem pagamento de resgate, é sinal de que o Noel de Carvalho continua por lá, convivendo com seus sequestradores. Será que isso fará com que Noel se alie definitivamente aos sequestradores do seu partido? Se isso ocorrer, fico pensando nos eleitores do Noel. O que eles vão achar disso? Seria muito bom, principalmente para aqueles que o admiram, que Noel de Carvalho aparecesse e anunciasse que está livre, leve e solto.
Eliel de Assis Queiroz
CARTA À POPULAÇÃO DE ITATIAIA
“PREFEITO LUIZ CARLOS YPÊ DIZ, TODO ORGULHOSO, QUE ITATIAIA POSSUI UM DOS MENORES GASTOS COM FOLHA DE PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS DO ESTADO DO RIO
O Prefeito Luiz C. Ypê dizia em seu primeiro mandato que um de seus compromissos era valorizar o funcionário público, porém não poderia enquanto a Prefeitura estivesse toda “bagunçada”, “cheio de dívidas” e “com pouca arrecadação” como encontrou ao assumir o cargo. Então, o prefeito empresário “organizou” a Prefeitura, “renegociou as dívidas” e “com muito trabalho” aumentou a arrecadação trazendo empresas.
Reeleito agora afirma, lamentavelmente, que Itatiaia possui um dos MENORES GASTOS COM FOLHA DE PAGAMENTOS DO FUNCIONALISMO DO ESTADO DO RIO, mantendo o percentual de 45,25%, “mesmo com uma eleição no ano passado”. Segundo o Prefeito, isso é “administrar com responsabilidade”.Quer dizer então que é para se ter “orgulho” de Itatiaia possuir uma dos menores investimentos em salário do funcionário público? Que responsabilidade é essa de se pagar menos que um salário mínimo para a maioria dos funcionários públicos, enquanto outros recebem um pouco mais que isso? Se ele continuar com esse tipo de “responsabilidade”, a folha de pagamentos dos funcionários será ainda menor que em 2012.
PREFEITURA BATE RECORDE DE ARRECADAÇÃO E OS SALÁRIOS CONTINUAM SEM AUMENTO REAL
Segundo informações do governo, desde 2009, Itatiaia recebeu 19 empresas entre elas a P&G e recentemente a Hyundai, além de 21 empresas transportadoras. A previsão é de que mais empresas sejam instaladas.
Orgulhoso, o prefeito diz que a arrecadação saltou de 46 milhões em 2009 para 120 milhões em 2013, ou quase 130%. Enquanto isso, os salários foram reajustados em percentual menor que 40%. As perdas salariais dos salariais dos funcionários públicos continuam aumentando, uma vez que os reajustes concedidos ficam abaixo da inflação real.
A revisão do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação (professores e funcionários de escolas/creches) já deveria ter sido feita ainda em 2009. Após 23 anos de emancipação, os demais funcionários públicos continuam sem ter o seu Plano de Carreira. Em nenhum outro município do Estado do Rio isso acontece. Nem mesmo as promessas de campanha são cumpridas: não foi dobrado o valor do vale-alimentação, deixou de pagar o Abono Natalino, o 14º salário até hoje nada… Além disso, os contratados não recebem os benefícios pagos aos estatutários que em governos anteriores isso era respeitado.
Isso ajuda a entender por que o governo Ypê se empenha tanto em terceirizar os serviços públicos, como já fez com a limpeza urbana. Recentemente declarou sua intenção de terceirizar a contratação de profissionais da saúde, como forma de resolver o problema da falta de médicos, enfermeiros, etc., que preferem sair para trabalhar em outros municípios que pagam melhor. Não abriu vagas para serventes e merendeiras no último concurso, dizendo que estavam “sobrando”, porém o que se vê é o aumento do número de contratados. Inclusive, até cargos de confiança são nomeados para ocupar vagas que deveriam ser ocupados por concursados, desrespeitando a Lei Orgânica e a Constituição Federal. A terceirização somente é boa para os donos das firmas e para seus padrinhos, os governantes. Nunca para o funcionário público, como confirmam os inúmeros exemplos em todo o Estado do Rio e no Brasil.
ESTUDO DO DIEESE COMPROVA QUE O PREFEITO YPÊ PODERIA TER CONCEDIDO REAJUSTE DE 19,34%
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos) por solicitação do Sepe Itatiaia apresentou um estudo que comprova que o governo municipal poderia ter concedido 19,34% de reajuste salarial em 2012.
A receita de 2012 foi 106.453.481,20 e o gasto com Pessoal foi 48.169.965,80 (45,25%). O governo poderia ter utilizado até o limite máximo obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), 57.484.879,85 (19,34%). Isso significa que o governo poderia ter utilizado a mais 9.314.914, 05 com o funcionalismo público e ainda assim estaria respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Poderia ter concedido um reajuste de 19,34% ao invés de 8%. Poderia ter aumentado o valor do cartão-alimentação entre outros benefícios. Lembrando que os valores utilizados com o cartão-alimentação, abono e gratificações não são computados para o cálculo da LRF.
Então, para que e para quem serviu até agora “organizar, renegociar e aumentar a arrecadação com a vinda de novas empresas?
Apesar ter dinheiro em caixa suficiente e ainda respeitar a LRF, A VERDADE É QUE O PREFEITO ENROLA E NÃO MELHORA A VIDA DO FUNCIONÁRIO PUBLICO. Para onde e em quê foram utilizados esses 9 milhões e 300 mil reais?
Em 2013, a receita de Itatiaia será ainda maior, chegando a 120 milhões de reais. Quem será beneficiado com isso?
O FUNCIONALISMO ESTÁ EM ESTADO DE GREVE
O Prefeito Luiz Carlos Ypê há dois anos não recebe as direções do SEPE e SPFMI e não demonstra nenhuma boa vontade em retomar a mesa de negociação. O mesmo não acontece em relação os representantes das empresas onde os “tapetes vermelhos” são estendidos, principalmente de abrir mão da arrecadação de milhões de reais concedidos em forma de isenção de impostos. Aos empresários tudo, aos funcionários nada!
Um funcionário com 15 anos de dedicação recebe ainda praticamente o salário mínimo, ou proporcionalmente, o mesmo de quando começou.
A PACIÊNCIA TEM LIMITE! EM ASSEMBLÉIA REALIZADA NO DIA 6 DE MAIO DECIDIMOS ENTRAR EM ESTADO DE GREVE. ISSO SIGNIFICA QUE SE O PREFEITO NÃO NEGOCIAR E CONTINUAR IGNORANDO NOSSAS REIVINDICAÇÕES, PODEREMOS ENTRAR EM GREVE.
SE O PREFEITO NÃO NEGOCIAR, O FUNCIONÁRIO PÚBLICO VAI PARAR! NOSSAS REIVINDICAÇÕES SÃO:
1.Abertura imediata de negociação com a direção dos sindicatos
2.20% (vinte por cento) de reajuste emergencial extensivo aos aposentados e pensionistas
3.Aumento do valor do cartão-alimentação para 230,00
4.Reposição das perdas salariais
5.Retorno do acordo por escola/creche em relação ao cumprimento do horário de almoço e não obrigatoriedade da exigência de apresentação de documento de entrada e saída da escola
6.Cumprimento da Lei sobre 1/3 da carga horária do professor para planejamento
7.Aumento do percentual do auxílio-transporte e que seja estendido para quem reside em outro município, inclusive contratados
8.Extensão de todo e qualquer benefício aos contratados como o cartão-alimentação, auxílio-transporte, regência de turma, abonos…
9.Cumprimento imediato da legislação sobre os critérios para nomeação de Cargos de Confiança previstos na Lei Orgânica do Município e o Artigo 37, inciso V da Constituição Federal
10.Chamada imediata dos concursados
11.Realização de concurso para suprir carência, principalmente de serventes e merendeiras das escolas/creches
12.Alteração da lei sobre a ampliação da carga horária passando a ser calculado sobre o valor bruto, incluindo cálculo sobre feriados e finais de semana
13.Criação de uma Comissão de revisão do Estatuto do Funcionalismo e criação de novos Planos de Carreira a ser aprovado e publicado até julho desse ano
14.Licença sindical
PARTICIPE! APÓIE ESSA LUTA VOCÊ TAMBÉM!
FUNCIONALISMO VALORIZADO É GARANTIA DE MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS!
Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Itatiaia)
Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Itatiaia (SFPMI)

