Unidade de Saúde de Porto Real realiza campanha de prevenção

A Unidade de Saúde da Família do Centro de Porto Real vai realizar no próximo sábado, dia 25, a primeira Campanha de Preventivo ao Câncer de Colo do Útero (Papanicolaou). Mulheres entre 25 e 64 anos moradoras dos bairros de abrangência: Nova Colônia, Ettore, Centro e Vila Romana, podem comparecer à unidade de saúde para realizarem o procedimento.

“Cerca de 80% das mulheres da USF Centro trabalham fora. Muitas não têm como comparecer à unidade durante a semana, mesmo à noite. Então resolvemos promover esta campanha que será feita a cada dois meses”, explica Elaine Nascimento,  gerente da unidade.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Maria Lúcia Pineschi, assegura a importância do exame: “Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Em 2013 foram realizados 1908 exames. Com esse número atingimos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As lesões precursoras, que são as investigadas no início, podem evitar a incidência de câncer de mama”, destaca.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas e medicamentos vaginais, 48 horas antes da realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Segundo o Ministério da Saúde, o exame deve ser realizado pelo menos uma vez por ano. É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

Fonte: PMPR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.