O grupo que mais questionou a iniciativa da Superintendência Especial de Eventos da Prefeitura de Resende em juntar os blocos em bairros com mais de uma agremiação carnavalesca foi o grande vencedor do concurso das agremiações carnavalescas. Com 372 pontos conquistados durante a apuração dos desfiles dos Blocos de Embalo e Agremiações Carnavalescas de Resende, realizada no dia 5, no auditório do Espaço Z, a Império da Nova Liberdade (foto) foi a campeã do desfile das Agremiações Carnavalescas, nome dado a “escolas de samba” resultantes da junção de blocos.
A agremiação campeã desfilou na noite do dia 2, na Avenida Beira Rio, com o enredo “Carnaval através dos Tempos”, falando sobre a história da festa mais popular do Brasil. Ainda que tenha vencido, os integrantes continuam de pé com a proposta de resgatar a antiga escola de samba, a Unidos da Nova Liberdade, que desfilou até o ano de 2006, e relata a dificuldade de se manter a união em uma agremiação híbrida (da união entre Surpresa e Vai-Quem-Quer da Matinha).
— Eu particularmente achei péssimo, foi muita confusão e discussão. É muito difícil duas cabeças pensarem a mesma coisa. Inclusive conversei com um integrante de outra coirmã (da Unidos da Vila Vicentina), que também disse que ano que vem não pretende mais desfilar como bloco híbrido – conta um dos dirigentes da Império da Nova Liberdade, Luiz Alberto Corrêa.
Leia mais sobre o resultado da apuração do carnaval de Resende nas páginas do jornal BEIRA-RIO.