Laís Amaral

Jabuticabra: nem toda mistura vale a pena
Os mais velhos lembram de um programa de humor na TV no qual o personagem, um cientista louco, misturava genes de animais diferentes o que resultava em uma terceira e improvável espécie. Algo assim como os genes do ‘jabuti’ com os de uma ‘cabra’, o que resultaria numa prosaica: ‘Jabuticabra’. Ou algo mais malicioso como um ‘Beija-Vara’, mistura de Beija-flor com ‘Capivara’, ou um escatológico ‘Papa-bosta’, resultado de ‘Papagaio’ com ‘Vira-bosta’, ou ainda, espécies com nomes impublicáveis nesse horário, como o que resultaria da união dos genes do ‘Quero-quero’ com o do ‘Pica-pau’. Mas esse delírio de criar espécies, que me parece uma pretensão herética de nos aproximarmos, ou nos compararmos, com o criador de todas as coisas, não é exclusividade de brasileiros, claro. A revista New Science de 1º de abril de 1983 inventou e publicou matéria (eles fazem sempre isso no 1º de abril) sobre uma “experiência” de sucesso da fusão de células de animais com vegetais. E deu no ‘Boimate’, o fruto da carne: boi com tomate. E o pior é que a pretensiosa Revista Veja, entusiasmada com a reportagem, reproduziu em sua edição de 27 de abril daquele ano, como verdadeira. Uma colossal ‘barriga’ no jargão jornalístico. Coitados dos ‘Invocados’ (mistura de ‘Inocentes’ com ‘Equivocados’) leitores da revista. Mas o pior é que essa mania de mistura saiu do campo do humor e foi para a música, a música que toca na Mídia. Não tendo mais o que inventar, deram de misturar Funk com Sertanejo universitário (?) e outras chatices, o que tem gerado ‘coisas’ muito  piores que esses gêneros sozinhos conseguem ser. Esses ‘Funknejo’ ou ‘Sertafunk’, verdadeiros franksteins produzidos nos laboratórios da indústria fonográfica, prometem nos aterrorizar pelos próximos anos. Acho que vou para ‘Maracagada’ (mistura de Maracangalha  com Passárgada), com a devida vênia dos geniais Caymmi e Bandeira. (Cadeira?)

‘Brameiros’ inspirado no Flu recorrem para anular jogo com Casa da Lua
Tapetão não é privilégio dos grandes clubes do futebol brasileiro. Na esteira do Fluminense o ‘Brameiros’, que recentemente perdeu a decisão do Futebol Soçaite Quarentão da AABB para o time da Casa da Lua, pretende ingressar junto aos tribunais internacionais pedindo a anulação da partida. A alegação do ‘Brameiros’ seria erro de fato do árbitro da partida que na semana passada, segundo várias testemunhas, teria procurado cartolas do time cervejeiro para se desculpar. Ele teria assumido o erro de expulsar o goleiro Sidnei ainda no primeiro tempo em jogada que seria no máximo para cartão amarelo. A partida estava zero a zero, e o Brameiros não tinha reserva de goleiro o que obrigou o time a improvisar um jogador de linha no gol atuando todo o segundo tempo com menos um jogador. O resultado foi 3 x 1 para a Casa da Lua. Caso a partida seja anulada será marcado um novo jogo para decidir o campeão do Soçaite Quarentão de 2013. O julgamento da ação do Brameiros deverá ocorrer somente depois do Natal, já que a maioria dos auditores aproveita essa época do ano para fazer “bico” como Papai Noel nos shoppings da maioria das cidades.

TRIPA
* Hoje (dia 20) às 9 horas na Casa da Criança e do Adolescente, na Cidade Alegria (próximo ao DPO), será realizado o evento “A Paz é Possível”, do Projeto Viva a Paz. * Meu amigo Celso Dutra, ouvidor da Prefeitura de Resende, foi um dos homenageados pela Câmara Municipal com uma ‘Moção de Louvor’ nessa quarta-feira, dia 18. O Grêmio Literário de Resende também recebeu Moção para satisfação do presidente da agremiação, o ‘preto velho’ Claudionor Rosa * Foi inaugurada ontem (quinta) a galeria dos ex-prefeitos de Resende, no Salão Nobre da Casa da Cultura. A iniciativa foi em comemoração ao centenário do Poder Executivo em Resende. Presentes o prefeito José Rechuan Jr., ex-prefeitos e parentes de ex-prefeitos * O fotógrafo André Sodré lançou nessa quarta-feira (18) o seu livro de poesia ‘A Hora do Poeminha’. O lançamento foi na Livraria Veredas, no Pontual Shopping, em Volta Redonda. O trabalho desse misto de fotógrafo e poeta reúne poemas inéditos e prosa poética formando uma crônica autobiográfica, com toques de humor e filosofia. Amigos e participantes das redes sociais apoiaram na realização da publicação. O projeto pode ser visualizado na página http://catarse.me/pt/ahoradopoeminha * No final de semana passado Resende foi brindada com duas intervenções urbanas de alta qualidade, realizadas por grafiteiros locais. No sábado, foi na Cidade Alegria, promovida pela Casa da Cultura com o objetivo de ocupar espaços que geralmente são ocupados pelos vândalos que picham a cidade. No domingo a ação dos grafiteiros foi criando um belíssimo painel no muro lateral do Condomínio Agulhas Negras, no Jardim Jalisco. Segundo a curadora da ação, Vanda Perantonni, a intenção é abrir espaço para esses artistas, fora dos muros dos museus e exposições. Esses grafiteiros são grandes artistas mesmo. Valeu !! * Feliz Natal e Ano Novo a todos. Na próxima edição os melhores do ano nos botecos de Resende.

ANIVERSÁRIOS
A penúltima semana do ano começou com dois aniversariantes na segunda-feira, dia 16: Elenice Santos e Eduardo Júnior trocaram de idade. Na terça, 17, que inaugurou idade nova foi o super-gente-boa, Alfredo de Oliveira, secretário municipal de Ação Social em Resende. Na quarta, 18, a Adriana Mendes mudou de idade. Ontem, dia 18, quem ficou mais experiente foi o Antonio Abrão, o amigo ‘Tonhão’. Hoje, sexta-feira, um timaço recebe os ‘parabéns’: Frederico Whately, Renan Maia, Elaine Rosa, Carlos Alberto Rivele e o médico e ex-vereador Gláucio Julianelli. Amanhã, dia 21, outro time de amigos conta mais um ano de vida: o Wendell Amorim, a vereadora Bianca Sampaio, a amiga Claudinéia Amaral e o Augusto ‘Chacrinha’. No domingo, sopram velinhas a Marta Camões, a Marta Vilar e o Marco Antonio Resende. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.