No final da manhã deste sábado, dia 27, um grupo formado por quase 40 senhoras se reencontraram em Resende para relembrar os 40 anos da formatura no Curso Normal do Colégio Santa Ângela. A ideia do encontro é da ex-professora de Biologia Lucy Dantas, que largou o exercício do magistério para se dedicar à família. “Larguei tudo para cuidar da casa e criar minha filha”, conta Lucy, apontando para a filha, a recreadora Mariana Dantas, hoje com 27 anos, que esteve presente no evento.
Assim como Lucy, a maioria das ex-formandas vive em Resende, mas algumas delas vieram de diversos lugares do Brasil, de Maceió/AL ao Rio Grande do Sul. Um delas é a assessora técnica do Conselho Municipal de Educação da capital de Alagoas, Sebastiana dos Anjos, que fala do trabalho na cidade.
– Estamos fiscalizando a antiga gestão da Educação de Maceió, que administrou o ensino por oito anos – diz. Antes de integrar o conselho, ela exerceu a profissão nas redes municipal e privada na capital alagoana ensinando Língua Portuguesa.
A empresária Nilda Ratinetz relembra o tempo em que o grupo estudava. “A educação na época era bastante rígida e era administrada apenas pelas freiras”, acrescenta a ex-formanda, mãe de dois filhos e três netos, mas que não exerceu a profissão.
Hoje, Nilda é proprietária do hotel onde as antigas colegas de turma estarão encerrando o encontro com um almoço especial após a realização de uma fotografia oficial na Praça Oliveira Botelho, local onde aconteceu o reencontro.