SOCIAL LAÍS AMARAL

Momento de olhar para o futuro (1)
Há dias sofremos um blecaute. Embora provocado por uma manifestação de mau humor da natureza, 22 horas sem luz me passou certa fragilidade do sistema para uma resposta à altura. Não raro nossos celulares ficam mudos, num rodízio de silêncio das operadoras que nos atendem. Nossa região (Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis e adjacências) no que pese estar sendo alçada à condição de importante polo desenvolvimentista e gerador de riquezas no estado (e no país), já de algum tempo precisa ser pensada com olhos no futuro. Planejamento é a palavra de ordem. Rechuan saiu na frente, consolidando no seu primeiro mandato uma instância para pensar a Resende do futuro, o Instituto Marechal José Pessoa (IMJP), que reúne representantes de segmentos importantes da sociedade. O IMJP hoje é presidido pelo médico Aluízio Balieiro. Outra ação com olhos no futuro foi, o “Projeto Cercanias”, que estreita as relações de cinco municípios paulista, cinco mineiros e quatro fluminenses com Resende. É difícil pensar no depois de amanhã quando o hoje ainda apresenta tantas demandas. Mas hoje somos um país em movimento e é preciso menos imediatismo e mais visão estratégica.

Momento de olhar para o futuro (2)
Energia e Telecomunicações – itens citados no início da nota anterior – são duas das quatro pernas essenciais para que Resende e região não se tornem a médio prazo, uma região com perda de competitividade no aspecto da produção de riquezas e queda na qualidade de vida de seus habitantes. Transporte e Habitação completam esse quarteto básico. Essa preocupação foi exposta pelos palestrantes do Cluster Automotivo do Sul Fluminense que Balieiro trouxe para a reunião do IMJP quarta-feira da semana passada, no auditório do hospital da Unimed. O diagnóstico e as estimativas apresentadas pelo engenheiro Celso Farias, acenderam a luz amarela. Se o Poder Público tem obrigação de zelar pelo bem estar da população e para isso foi guindado ao poder, também a sociedade pode e deve participar desse esforço de pensar Resende mais a frente, e isso, sem paixões partidárias e outras variantes. O IMJP é um fórum aberto e apropriado para que os cidadãos discutam a realidade e apresentem ideias, opiniões e sugestões. É fundamental planejar a infraestrutura desde já e uma dica: continuar mantendo o olhar atento para o setor de serviços (comércio incluso), com destaque para o Turismo.

TRIPA
* SAMBA DA PANELA: é nesta Sexta, dia 8, a partir das 20 horas no Caneco Zero Grau. É samba na veia com Thiago Zaidan, Diogo Guimarães (do Alerta), Jairo Queiroz (trombone) e muito mais. É pra quebrar tudo! * Neste domingo acontecem os jogos de ida das semifinais do Soçaite Quarentão da AABB. Às 9h15 min. jogam Brameiros  x Turma da Pelada e às 10h20min. Alambari x Casa da Lua. Dizem que Vadão não está preocupado com o ataque arrasador da Casa da Lua e que chegou a hora da revanche. Agora pega fogo. Vamos conferir * A Líria Mariana, uma artesã inspiradíssima e muito criativa está inaugurando seu atelier em Penedo no próximo dia 14, às 19h com coquetel. Quem conhece a moça sabe que a produção é de qualidade. O endereço do acontecimento é: Travessa da Galeria, 111 –Penedo. Contato: 99994-9282 * Curtam Cláudio Menandro e o filho Cauã dando um show no programa “Terra Canção”, em TV paranaense. Clique no link: bit.ly/1aFvH9b * O Centro Cultural Visconde de Mauá abriu ontem a abertura da exposição “Ciclos Vitais”, da artista Flavia Barros. Flávia apresenta técnicas variadas com gravuras em madeira, metal e pedra, bico de pena e nanquim, nessa sua primeira exposição individual. A exposição ficará aberta sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h, até 1º de dezembro. Durante a semana, visitas escolares previamente agendadas, com direito a uma oficina com a artista * Crustáceos da Manguaça recebeu nessa quarta-feira, o Premio Macedo Miranda na categoria “Cultura Popular”. Todos nós ficamos muito honrados. E por falar no Manguaça, aqui a agenda para o Carnaval 2014: dia 15 de fevereiro, Sirizada do Manguaça e no dia 22, o desfile do bloco nas ruas de Campos Elíseos. Coloquem nas respectivas agendas.

ANIVERSÁRIOS
Logo no dia 1º de novembro mudou de idade o Lu Gastão, diretor de cultura da Fundação o Macedo Miranda. Nessa terça, dia 5, o batera Luis Fernando Monteiro, o Daniel, colega de curso e o Gladistone Medeiros inauguraram idade nova. Na quarta, dia 6, quatro personalidades ficaram mais experientes: o Marcelo Ghirlinzoni, a Anadege Cabral, o músico Robson Bertoldo e a minha amiga Marina Schneider. Hoje, dia 8, sopra velinhas a minha amiga Gardênia Pinheiro, uma das mais belas vozes do rádio local. Amanha, dia 9, mais um quarteto recebe os ‘parabéns’: Alexandre Pereira, o “Xande”, meu amigo Claudio Camilo (que não vejo há anos), o Eduardo Chamareli e o Diego Linx. Na semana que vem dia 13, comemora mais um ano de vida o Marco Antonio Bernardi, o “Urubu Rei”. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.