SOCIAL LAÍS AMARAL

Manipular informação não é só distorcer é também omitir
Segunda-feira cheguei mais cedo e dei uma zapeada pela TV aberta no horário dos telejornais. Fui surpreendido pelo Jornal da TV Gazeta repercutindo uma explosiva noticia que foi capa nas duas últimas edições da revista ISTOÉ: a alemã Siemens denunciou um cartel nas obras do metrô paulista nos governos Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin e que teria lesado dos cofres públicos paulista em R$ 425 milhões. A Siemens teria entregue ao Conselho Administrativo de Defesa  Econômica (CADE) provas robustas do caso que já é chamado de ‘propinoduto tucano’. Fui ao Jornal Nacional e Bonner falava do Papa Francisco. Toquei para o Jornal da Record e assisti a matéria do bom Luiz Carlos Azenha:  uma funcionária da Receita Federal é condenada a quatro anos e onze meses de prisão por sumir com um processo de sonegação fiscal que exigia da Rede Globo o pagamento de R$ 615 milhões em impostos, juros e multa. No processo, a emissora da família Marinho é acusada de simular operações para fugir de cobrança fiscal na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002.  De acordo com o auditor Alberto Zile: a Globo “teria omitido informação ou prestado declaração falsa” e “em tese, houve crime contra ordem tributária”. Voltei para o Jornal Nacional e a Patrícia Poeta ainda falava da visita do Papa ao Brasil. Conclusão: o melhor telejornal é o controle remoto.

Centenário de Vinícius de Moraes no Festival de Teatro de Resende
Começou ontem e vai até 9 de agosto o 13º Festival de Teatro de Resende. A grande festa do teatro da região tem hoje a peça “Cores do Tempo” às 19h30min. no Teatro Monumental da Aman. As peças infantis serão encenadas no teatro do Colégio Salesiano às 10h e 14 h. A programação é vasta, variada, além de peças: teatro nas escolas, oficinas, palestras e tudo de graça. Na quinta-feira da semana que vem, dia 8, no auditório General Médici (antigo cinema da Aman) às 19h30min participa do festival como espetáculo convidado, ‘Vinícius de Moraes é… demais’, com André Whately, em homenagem ao centenário do ‘poetinha’. Eu já assisti ao espetáculo mais de uma dezena de vezes. Já até participei dele. Ainda me emociono em algumas passagens, me divirto e curto as canções eternas de Vinícius e seus principais parceiros: Tom Jobim, Baden Powell, Carlinhos Lyra e Toquinho. Não dá para enjoar daquelas obras. São clássicos. E André sempre dá um jeito de enfiar uma novidade. Às vezes no elenco que o acompanha, às vezes no roteiro. Na apresentação do dia 8, uma novidade deverá mexer com muita gente. Vale conferir. Com André estarão no palco os ótimos Luis Lima (percussão), Thiago Zaidan (violão), Claudia Martins e Augusto Martins (voz) e até uma participação especial da atriz e tradutora, Ana Zelma.

TRIPA
* Sábado passado fui ao casamento do Gustavo Reeve e da Fabiana. Depois da bela cerimônia na Igreja da Matriz, a festa para os convidados no foyer foi surpreendente. Não faltou nada, nem presentes para os padrinhos. Mas a grande surpresa da noite foi a Banda do Bola Preta que transformou a festa num baile de carnaval. Foi a mais sensacional festa de casamento que já fui. Parabéns aos dois * Neste sábado acontece à Rua Eduardo Cotrin, 49, a eleição para a nova diretoria do Grêmio Literário de Resende. Primeira chamada às 15 horas. O Grêmio está completando 30 anos de militância ativa em favor da literatura em Resende * Falando nisso, Claudionor Rosa estará segunda-feira às 20 horas no Rotary Clube Resende apresentando o documentário “Efemérides”, com fotografias. Ele é convidado da presidente Vanuza Almada Gomes * A turma de normalistas do ano de 1973 do Colégio Santa Ângela, reuniu-se sábado passado para comemorar 40 anos de formatura. Lucy Dantas e Nilda Ratinetz ajudaram a organizar o encontro (haja papo) *

ANIVERSÁRIOS
Na segunda, dia 29, ficaram mais experientes a Ana Paula Bernardi e o Valdir Fraga Junior. Na terça, dia 30, inauguraram idade nova a Raquel Nogueira, a Priscila Carvalho e o ‘gente boa’ Vinícius Whately. Quarta, dia 31, ‘parabéns’ para Valmir Ramos e Celso Dutra. Ontem, 1º de agosto mudaram de idade o Julio Faria, o Osmar Costa, o Fábio Mendonça e a Mara Diniz. Amanhã, dia 3, sopra velinhas a gracinha da Maria Flor filha dos amigos Felipe e Patrícia e no domingo é a vez do amigo botafoguense, professor José Marques. E daqui a uma semana, dia 10, a Renata, filha do Evandro (do Sax) e da Eni e afilhada do Claudionor fará 15 anos.  Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.