Memórias Desordenadas: “A”, de Arlindo Cruz
Conheci Arlindo Cruz quando ele ainda morava no subúrbio carioca da Piedade. Fui acompanhando o saudoso Luis Carlos Felipe Firmo, que conhecia pouco o Rio. Firmo tinha um programa de samba e pagode na Rádio Resende, onde também trabalhava como técnico. Ousado, cismou de trazer Arlindo para se apresentar aqui. O sambista já era um nome consagrado no meio do samba. Por sua passagem pelo Fundo de Quintal, pelo concorrido “Pagode do Arlindo” e pelos muitos sucessos gravados por ele e tanta gente. E Firmo, teimoso, trouxe mesmo o Arlindo que se apresentou no antigo ‘Varandão’ (hoje, Celeiro) numa quarta ou quinta à noite, não lembro. Mas recordo que antes de seguir para o Varandão, eu e Arlindo tomamos “umas” na ‘Cantina Portuguesa’ enquanto aguardávamos o Firmo. Num dado momento, meu interlocutor foi reconhecido por um suposto fã. Arlindo fez cara de poucos amigos e tirou a mão do sujeito, que, com ‘intimidades’, foi tocando nas grossas guias que o sambista trazia ornando o pescoço. “Por favor, não ponha a mão aqui”, disse ele educado, mas sério. Boas lembranças. Arlindo voltaria a Resende, ainda pelas mãos do Firmo para um grande encontro de grupos de samba e pagode no CCRR, num domingo. Hoje o meu compadre Firmo (fui padrinho de casamento dele) e a ‘Cantina Portuguesa’, são grandes saudades, que por vezes me trazem uma leve sensação de nostalgia. Sem tristeza. Arlindo está por aí, fazendo o que gosta e faz bem. Compondo, cantando. Mora na Barra da Tijuca e não sai da TV Globo. Firmo estaria curtindo tudo isso e já pensado quando traria o sambista de volta a Resende. Cara teimoso, o Firmo.
Programa ‘Gente que Brilha’ do Claudionor mudou para as tardes de sábado: 14 horas !
Claudionor Rosa, o “Preto Velho” é figura das mais respeitáveis e respeitadas que conheço. E daqueles raros que conseguem juntar discurso e prática com muita naturalidade. Joga nas onze quando o assunto é cultura e história. Não se limita a dirigir o Arquivo Histórico da cidade, setor do qual vem empunhando a bandeira da digitalização. Está sempre a promover alguma exposição, alguma encenação sobre um momento histórico, algum evento cultural. E se não bastasse, ainda é radialista. Apresenta há uns bons pares de anos o programa “Gente que Brilha”, pelas ondas da Rádio Resende. O programa está mudando de dia neste final de semana. A partir de agora passa a ser apresentado aos sábados, às 14 horas. É especializado em Música Popular Brasileira com ênfase em valores do passado. Além disso, toca música de banda. Certamente um dos poucos do gênero no país. Viva o essencial Claudionor.
TRIPA
* Começa hoje, dia 1º de agosto, e segue até domingo no Parque de Exposições a 5ª Feira Ponta de Estoque de Resende. O objetivo é desenvolver o comércio local e incentivar artesãos e artistas, que terão um espaço exclusivo, o ‘Espaço da Arte’, para apresentações de dança, capoeira e shows regionais. Hoje as portas serão abertas às 14 horas e vai até domingo às 20 horas. Vale conferir * Começa também nesta sexta, dia 1º, em Penedo, mais um ‘Encontro Internacional de Motociclistas’, já é o quinto. O evento será realizado na área de esportes e cultura do Clube Finlândia, no Centro, com início às 10h de hoje (dia 1º) e segue até 18h de domingo. A organização é do Penedo Riders Moto Clube. No happening, shows (doze bandas de rock e blues), DJ, praça de alimentação, estande de concessionárias e lojas com artigos para motociclistas e motos. Um dos mais importantes eventos turísticos locais * O Botafogo pode até não estar bem das pernas, mas o botafoguense Zé Roberto ‘Muçum’ está muito bem. O homem concluiu a maratona do Rio, domingo passado, em 4 horas e 32 minutos. Seu melhor tempo. Parabéns Muçum *
ANIVERSÁRIOS
Custodinho da Sanfona mudou idade na quarta, dia 30. Quem sopra velinhas hoje (dia 1º) é a colega de trabalho e mãe da Antonia, Hélia Rocha. Na segunda (4), inaugura idade nova o professor José Marques. No dia seguinte (5), a Kátia Kirino fica mais experiente. Na quarta, dia 6, duas damas mudam de idade, a Denise Maia e a diretora do MAM de Resende, Melissa Barretti. Na quinta (7) aniversaria a amiga Denise Kuraiem. E na sexta, dia 8, o Mário Martins e a amiga Silvana Hermógenes. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.