SOCIAL LAÍS AMARAL

Um freio na farsa política
Contrariando os interesses da Grande Imprensa – braço midiático de setores conservadores e reacionários da política nacional – a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal aprovou os chamados ‘embargos infringentes’. Nome esquisito que significa a oportunidade de recursos para os réus da ação apelidada de ‘mensalão’. E foi esse comprometimento que impediu que essa Grande Imprensa aproveitasse a oportunidade de um julgamento dessa visibilidade para ser didática, esclarecendo, por exemplo, como funciona o ‘Caixa 2’, que foi na verdade, o “crime” cometido por esse pessoal. Dessa forma ajudaria a sociedade a entender a necessidade premente de uma reforma política que inclua, entre outras mudanças, o financiamento público de campanha. O financiamento de origem privada como ocorre hoje é o Genesis de todos os vícios e deformações que entortam nossas campanhas eleitorais e proporciona uma variante de outros vícios e malfeitos, como diria a Presidente. A oportunidade de defesa veio desmascarar o absurdo de um julgamento político em detrimento da Justiça. Joaquim Barbosa trouxe da Alemanha a excrescência chamada ‘domínio do fato’ (que nem lá é usado) contrariando um dos pilares do nosso Direito que é a presunção da inocência. Seria um precedente capaz de toldar o verdadeiro estado de direito concedendo um poder opressor ao Judiciário. A derrota do arrogante e prepotente Barbosa (na foto, ao centro) foi uma vitória para o necessário equilíbrio de forças, tão saudável à república e à democracia. Até Ives Gandra, jurista conservador, antipetista e malufista de carteirinha admitiu que José Dirceu foi condenado sem provas. Disse isso à jornalista Mônica Bergamo (Folha) na edição de domingo. (Pra quem não leu, a íntegra no meu blog: www.bocadesiri-lais.blogspot.com).

Aos leitores com carinho
Estava eu em uma das minhas padarias favoritas quando chegou uma mulher, de idade mediana, com um sorriso simpático e perguntou meu nome. Revelou que era minha leitora e gostava, preferencialmente de ler sobre a ‘mulher mais bonita de Resende’. Disse que acompanha com curiosidade. Conversei sobre as diferenças de comentários e crônicas, que misturo na coluna e sobre a tal mulher, que embora exista realmente, é mais uma personagem dos meus delírios de escriba. Fez bem o carinho da Ingla Magali. Do primeiro nome tenho dúvida (memória) mas o segundo tenho certeza. Ela mostrou, na perna, uma tatuagem com a personagem de Maurício de Souza. Beijo pra ela.

TRIPA
* Começou domingo passado o Soçaite Quarentão da AABB. Os resultados foram os seguintes: Casa da Lua 2 x 1 Alambari, Brameiros 3 x 1 Turma da Pelada e Amigos do Sítio 4 x 2 Ipiranga. A rodada deste domingo será: Amigos do Sítio x Brameiro (8h45min), Alambari x Ipiranga (10h) e Casa da Lua x Turma da Pelada (11h15min) * Hoje (dia 27) e amanhã será realizado em Resende o I Fórum de Hotelaria Hospitalar do Vale do Paraíba. O evento será realizado no teatro do Colégio São José Salesiano. Mais informações no Site: www.sociedadedehotelariaherj.com.br. Parabéns à Leila Pena * E a Ângela Merkel, hein ! foi eleita pela terceira vez. Aí a gente vê os correspondentes das nossas emissoras de TV quase não conseguindo dissimular uma euforia ao descrever o feito da chanceler alemã. Com o Hugo Chaves o tratamento era bem outro. Sãos as mentes colonizadas * Domingo, dia 29, além do aniversário de Resende, é o dia do Inhoque da Fortuna, do Odylo e da Maria Carmem * Hoje, dia 27, na Arena Cultural da Exapicor, se apresentam quatro corais: um coral de crianças, o coral Vozes das Agulhas Negras, o excelente Coral do Visconde (de Visconde de Mauá) e o recém-criado ‘Resencanto’ formado por servidores da Prefeitura de Resende (eu incluso) * No dia 12 de outubro tem mais um ‘Pagode do Alerta’ no Garfo e Faca. Música e mulher bonita pra mais de metro * Shows da Exapicor: hoje (27) “O Rappa” e no Palco Resende: Banda 4º Grau, Camafeu, Zona Acústica, AP 47 e Jahpassô. Amanhã: Patati Patata, Jota Quest e no Palco Resende: R16, Cassius Clay, Gravidade Zero, Versão Brasileira e G5. Domingo: Eugênio Jorge, Cesar Menotti e Fabiano. Palco Resende: Thalles e Luan, Tocantins e filhos.

ANIVERSÁRIOS
Na terça, dia 24, o João, do ‘Verde que te quero Verde’, ficou mais experiente. Nessa quinta, dia 26, a Renata Martinho Vilaça e o Antonio Dias ‘Chumbinho’ inauguraram idade nova. Hoje, dia 27, um grupo de amigos: o Guilherme Reeve, o Antonio Henrique Siqueira ‘Dedé’, o André Camões, o Evaldo de Castro, a Loliza Domingues e o João Batista Silva recebem os ‘parabéns’. Amanhã, dia 28, será a vez da Marcelle Ponssiano, do Carlos Magno, do Cloves Alves, do José Roberto Pereira, do Cláudio Oliveira ‘De Araujo’ e da minha super-amiga Maitê Vetorello mudarem de idade. No domingo, além de Resende, contam mais um ano de vida a Helena Menandro e o Geraldo Calixto. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.