Laís Amaral

Finados Cultural: nem Tudo são velas e flores
Esta sexta-feira, dia 2 de novembro é dia Finados. Ocasião de reverenciar antepassados, matar saudades de entes queridos e tantas outras coisas relacionadas aos que não estão mais por aqui. Mas não para Claudionor Rosa, o irrequieto ‘preto velho’, detetive espiritual da história que com sua lupa descobre a cultura e a oportunidade de informação em um tudo que há na vida. E na morte. Hoje temos mais uma edição da sua bolação chamada ‘Finados Cultural’, com a exibição de um documentário contando história dos sepultamentos em Resende. E mais: sepultamentos de índios, os túmulos mais visitados, o velório de Juscelino, curiosidades. “O Cemitério é um museu a céu aberto”, diz o velho Rosa. O documentário produzido pelo jornalista Tiago Signorini tem a duração de mais ou menos 8 minutos e será exibido em várias sessões na própria Capela do Cemitério Senhor dos Passos. Agora até quem não tinha motivação para ir ao ‘campo santo’, como diziam os mais velhos, agora tem.  

31 de outubro é o Dia do Saci
Para fazer frente ao tal Halloween, o ‘Dia das Bruxas’, um corpo estranho da cultura norte-americana que já de algum tempo vem sendo imposto (sem que as pessoas percebam a sutiliza da aculturação), foi instituído o ‘Dia do Saci’ em várias cidades brasileiras. Em São Paulo a lei vigora desde 2004. E até no Congresso Nacional existem projetos de lei instituindo o 31 de outubro como o Dia do Saci (foto) em todo o país. Chico Alencar, Aldo Rebelo e outros então envolvidos com isso. Em São Luis do Paraitinga, cidade paulista próxima da gente aqui, foi a primeira a comemorar a data, e nesse ano, mais uma vez apresentou uma vasta programação cultural sobre o tema. Amanhã (sábado), dia 3, o ‘Bloco do Saci’ sai às 21 horas do Camping do Saci no centro da cidade. Vai ser uma festa daquelas. A responsabilidade pela organização é da Sosaci – Sociedade dos Observadores de Saci. Quem ousar fugir da mesmice das comemorações colonizadas é só pegar a estrada. São Luiz do Paraitinhga é uma graça de cidade e fica a pouco mais de cem quilômetros daqui. Termino com os versos finais do soneto “31 de outubro”, do meu livro “Água de Passarinho”: Solta bicho ri do homem / Monta mula lobisomem / Olhos rubros estopim / O moleque zombeteiro / É o Sarnento brasileiro / Faz xixi no halloween.

TRIPA
* A segunda rodada do Soçaite Quarentão da AABB apresentou os seguintes resultados: Alambari 3 x 2 Brameiros, Casa da Lua 1 x 0 Turma da Pelada e Sitio 2 x 1 Ipiranga. Alambari, Casa da Lua e Sítio lideram. Neste domingo a terceira rodada traz os jogos: Brameiros x Turma da Pelada (8h30min), Alambari x Sítio (10h) e Ipiranga x Casa da Lua (11h15min). No Soçaite Sessentão, os veteranos da Turma da Pelada perderam de 1 x 0 para o Sitio. Neste domingo às 9 horas se enfrentam Sítio x Ciman decidindo a liderança * Neste sábado, dia3, tem baile temático do pessoal do ‘Resende, saudade daquele tempo’. Será no Gssan e o tema é o Haloween. Eu preferia que fosse sobre o Saci Pererê que é na mesma data do tal Dia das Bruxas made in USA. Mas vale a farra com a turma e o pessoal vai brincar * Faltam 8 dias para a entrega do anexo da Resende Shopping. Cresce a expectativa na cidade * A região de Visconde de Mauá vai abrigar na próxima semana, nos dias 6, 7 e 8, a Primeira Rodada de Negócios voltada para o Turismo. A ‘Rosada’ objetiva  a troca de informações e identificação de novos fornecedores, compradores e parceiros. Uma oportunidade real para micro- empresários, pequenas, médias e grandes empresas do setor. O evento é uma promoção da Prefeitura de Resende em parceria com o Sebrae e conta com o apoio da Associação Comercial e Turística de Visconde de Mauá (Mauatur) e da Prefeitura de Itatiaia. O evento será realizado no Hotel Bühler, e a participação é gratuita. Empresários interessados em participar tem até o dia 7 de novembro para se inscreverem. Informações: (24) 3347-3481 ou pelos e-mails: psilva@sebraerj.com.br ou contatovoltaredonda@sebraerj.com.br * E vem aí Semana de reflexão da Consciência Negra, dia 7 de novembro no plenário da Câmara Municipal de Resende em três sessões: 9h, 14h e 19h. A explanação sobre o tema será feita pelo historiador Claudionor Rosa. Haverá exibição de imagens em homenagem à Mãe Negra e Revolta da Chibata. Apoio do Projeto Câmara Cultural.

ANIVERSÁRIOS
Dia 27, passado, ficou mais experiente o meu amigo Lair, que trabalha no setor de fiscalização da Prefeitura de Resende. Hoje, dia 2/11, inauguram idade nova o João Marcos (Joãozinho) da Prefeitura e o Claudinei Pacífico (pai da Naiara). Amanhã, dia 3, a própria Naiara sopra velinhas. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

One thought on “Laís Amaral

  1. O que poucos sabem é que foi José EZEQUIEL FREIRE de Lima quem primeiro publicou sobre o Sacy, isso em 1874, muito antes do nascimento de Monteiro Lobato (1882), que fez até um “Inquérito” antes de escrever o famoso personagem de nossa mitologia. Ezequiel Freire nasceu em Resende, aos 10/04/1850.
    Ezequiel Freire o chamava de Sacy Saterê, e não Pererê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.