Parei com esse futebol
Depois da barbárie transmitida ao vivo domingo passado pela TV, quando duas gangs de idiotas travestidos de torcedores de Vasco e Atlético Paranaense se digladiaram até quase à morte, passei a alimentar o propósito de me aposentar como apreciador de futebol. Como adoro o velho esporte bretão, talvez não me aposente inteiramente. Devo me limitar a assistir aos jogos dos campeonatos europeus (o inglês e o espanhol, prioritariamente). Ao vivo, somente os bons jogos de futebol soçaite da AABB. Até porque essa nojeira de domingo não foi a primeira selvageria desse tipo que testemunhamos. Sei que isso não é só aqui. Li há tempos o livro ‘Como o futebol explica o mundo’, do jornalista inglês Franklin Foer, que me foi recomendado pelo marqueteiro Ricardo Moraes. O livro, gostoso e oportuno, mostra como as torcidas organizadas pelo mundo afora podem refletir as mais baixas e mesquinhas “qualidades” humanas. Mas não quero acreditar que a sociedade brasileira seja frágil o suficiente para desarquivar de suas mais remotas origens, comportamento tão neanderthal. O que vi domingo me fez sentir, perdoem a aparente pretensão, como alguém que não merece conviver, mesmo como expectador, com um futebol desse nível. Nem aturar as ridículas atitudes de autoridades ‘bananas’ que gravitam em torno desse esporte maravilhoso. Pela enésima vez, vão proibir a entrada dessas torcidas uniformizadas ou portando algo que identifique a facção. Só pode ser piada. E os bandidos vão continuar frequentando os estádios vestidos com outras camisas ou mesmo sem camisa. Mas municiados da má índole e dos ferros. Pra mim chega !!
O ano todo agora, em poucos dias …
Estamos em pleno período natalino, época em que vivo uma sensação esquizofrênica de euforia/melancolia. É sempre assim. Essa mistura de sensações com agenda cheia de datas de confraternizações misturada a data religiosa, à uma generosidade compulsória que se traduz em dar presentes, a fúria consumista, e coisa e tal. Isso tudo me deixa meio tonto. O que comprar para minha filha? O que comprar para meu netos de coração? O que comprar para o meu amor? O que comprar para meus pais? O que comprar para meus amigos ocultos? Uffa…! E para mim? Ah, esse pode esperar. É um torvelinho: árvores de Natal, catástrofes, rabanadas, vinho barato, Roberto Carlos (esse cara encheu!), abraços, lágrimas. O coral Resencanto vai se apresentar mais duas vezes este ano. Na segunda-feira irei ver a Parada de Natal que sairá das proximidades da Ponte Velha, lá pelas 19 horas e pouquinho. Depois vou me encontrar com amigos de trabalho para confraternizar. Depois tenho que arrumar um tempo para ver pai e mãe que não moram aqui, Depois… depois…depois…
TRIPA
* Sábado é dia mais uma edição do sempre esperado “Samba da Panela”, no Caneco Zero Grau. Thigo Zaidam e Diogo Guimarães (Alerta) vão comandar o mais quente e animado evento de samba de Resende na atualidade. Muita gente boa junto, como os próprios Zaidan e Diogo, o Julinho no cavaco, convidados e sempre com aquele toque especial do sopro (trombone, pistão) do Jairo Queiroz. Início, lá pelas 21 horas, mas é bom chegar cedo para conseguir lugar * Neste domingo, dia 15, será realizada a Feira Sertaneja Cultural de Natal, a última do ano. E a festa está encorpada: às 6 da matina começa o show dos violeiros no programa Manhã Sertaneja transmitido ao vivo pela Rádio Agulhas Negras com Zé Rodrigues. Às 8h30min. será celebrada a Missa Sertaneja de Natal, mais tarde show infantil, depois matinê para o público jovem. Tudo isso e muito mais, além dos comes e bebes, artesanato, etc. No Parque de Exposições. Entrada franca * Também neste domingo, o Condomínio Residencial Agulhas Negras reúne a partir das 10 horas, artistas visuais (grafiteiros), que vão pintar o muro lateral, à Rua Rafaela Bruno, que tem 108 metros de comprimento por 3 metros de altura e foi recém-reformado. O objetivo dessa 1ª Intervenção de Arte Urbana com grafitagem, que tem a curadoria de Vanda Perantoni, é apoiar os artistas e levar a arte para além das paredes das galerias e museus. De quebra, tornar o muro do RAN um cartão postal. Na programação também: DJ, street dance e exibição de skatistas * Segundo pesquisa datafolha divulgada no final de semana, 58% da população entende que o Governo precisa atuar com força na economia para evitar abusos por parte das empresas. Arrepio nos neoliberais * O Coral Resencanto (canto nele) foi bem no Resende Shopping
ANIVERSÁRIOS
Na segunda, dia 9, mudou de idade a Cátia Veiga. No dia seguinte foi a vez da Keila Ericka ficar mais experiente. Na quarta, dia 11, minha colega de Prefeitura, Simone Andrade inaugurou idade nova. Ontem, dia 12, outra amiga, a Marina Duarte também contou mais um ano de vida. Nesta sexta-feira 13, dia de sorte, um quarteto legal recebe os ‘parabéns’: o músico Roberto Lara, amigo de longa data, a Jussara Farizel, o Henrique Condesso e o Valério (Tuba) amigão do Birigui. Amanhã aniversaria o vereador Célio Caloca e no domingo, dia 15, festejam idade nova o Jair Alexandre, o Igor Lima, a amiga Priscila Guedes e uma pessoinha muitíssimo especial, a Fabiane Soares. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.