CARTAS E E-MAILS

FATO QUE ENVERGONHA A POLÍTICA DE RESENDE:
Na semana da instalação da desnecessária e caríssima “passarela-enfeite” na saída da ponte-velha, a prefeitura nega um ônibus escolar para levar os alunos do pólo do IFRJ na aula obrigatória de Pinheiral alegando falta de combustível. Algo que desde o governo anterior nunca havia sido negado.
Sendo assim, os aproximados trinta alunos não foram por conta de dificuldade financeira, exceto os seis que, segundo eles, pressionaram o Secretário de Educação, Mario Rodrigues, exigindo uma solução em contrapartida ao constante apoio em suas candidatura a vereador e conseguiram uma kombi da Secretaria Municipal de Educação.
A pergunta é: Por que que uns têm direito e outros não? A prefeitura virou “Casa da mãe Joana”, basta ter contatos para se conseguir as coisas? Dizer que votou vale mais que documento oficial de pedido?
CADÊ A ÉTICA?
Jacson Andrade

Cara editora e caros leitores,
Nesta semana, nós resendenses, passamos a assistir à construção da passarela que vai ligar a nossa Ponte Velha à Praça da Concórdia, custando aos cofres públicos, segundo informações oficiais da prefeitura, pouco mais de R$ 730 mil. Apesar dos questionamentos sobre a real importância desta via por um espaço tão pequeno, eles parecem não ter chegado aos ouvidos das autoridades.
O discurso oficial da prefeitura para a construção da duvidosa passarela é que ela daria mais segurança ao pedestre, valorizando o espaço público.  Quem passa por aquele local todos os dias sabe que existem inúmeras maneiras para facilitar a vida do pedestre, e muito mais baratas.
Outra falácia criada pelo atual governo é que a passarela seria uma forma de propiciar acessibilidade para os moradores. Outro ponto facilmente combatido, já que a passarela, por ter um tamanho reduzido, será extremamente íngreme, se mostrando falha neste quesito. Vale ressaltar que a Ponte Velha já possui uma rampa para cadeirantes, que atende a população local.
A passarela é uma demonstração clara de uma administração que faz independente da vontade popular. O recurso gasto na passarela com certeza daria para melhor a estrutura da Avenida Ayrton Senna, que recebeu um fluxo maior de veículos e a prefeitura colocou apenas alguns quebra-molas para diminuir o impacto da cobrança dos moradores. Outro ponto defendido pelo governo é a beleza da passarela vai trazer para a Praça da Concórdia, contrariando a opinião de técnicos e representantes do Conselho de Cultura com relação a  Ponte Velha, ponto histórico da nossa cidade.
Tal obra é uma demonstração do descuido com o espaço público, com o patrimônio público e com a vontade popular.
Rogério Coutinho
Presidente do Diretório Municipal do PT de Resende

Bússola

Se proteja; não se iluda
Pois que uma falsa muda
Semeia levar vantagem.
Um galhinho de arruda
Quem sabe, às vezes, ajuda
Perceber a traquinagem.

A vida é uma viagem
Onde a camaradagem
Vai a fundo, de escafandro.
Mas se cometer bobagem
Há desvio da bagagem.
Olho vivo no malandro.

Esteja portanto atento
Para onde sofre o vento
Tenha a sua vida um norte.
Do contrário, os lamentos
Quando em certos momentos
Só condenação da sorte.

Antonio Francisco

Caros leitores,
O Brasil Acordou também em Visconde de Mauá (Vice-presidente da ASSOMAR não conseguiu se colocar como representante da população)
Dia 1º de Julho de 2013 na Escola Estadual de Mauá aconteceu uma REUNIÃO DA APA da MANTIQUEIRA.
O Vice-Presidente da ASSOMAR (Associação VILOENTA de Itatiaia que tenta representar os moradores), proprietário da CERVEJA SERRA GELADA(*)  estava presente e se ofereceu pra ser um suplente dos representantes da população em relação às reuniões da APA.
Devido à coerência dos organizadores e protesto de morador, O VICE da ASSOMAR NÃO FOI ACEITO como suplente dos representantes da população (nessa mesma reunião foram escolhidos dois representantes da comunidade). Foram levantadas as violências que a ASSOMAR produz, bem como seus métodos de reuniões secretas com o governo, que não podem ser divulgadas pra população… (…)
Parabéns a equipe da APA da Mantiqueira que buscou o CONSENSO, uma forma superior de organização que as falsas-eleições mantidas pela atual diretoria da ASSOMAR. (**) A ASSOMAR está se mantendo por falcatruas de uns poucos comerciantes que dominam essa entidade pública. Quando percebem que podem perder uma eleição, ficam ligando por celular pra que venham mais pessoas pra reunião pra forçar que a suposta maioria vença, mas fogem de discutir essas questões com toda a comunidade e seus legítimos representantes: os moradores que não são ligados diretamente aos comércios da atual diretoria…
Assim, vislumbramos mudanças na governança de Visconde de Mauá, pois 45 dias depois, foi o PRESIDENTE da ASSOMAR que foi acusado das violências (também propomos que pessoas que são contra a violência a boicotar a lojinha BABAU no centro de Maringá-RJ) na Audiência Pública ocorrida no Hotel Bühler, e se defendeu fugindo das responsabilidades da presidência de sua entidade. LINK AQUI: http://vozesdoriopreto.blogspot.com.br/2013/08/campanha-quem-cala-consente-repudio.html
Ao menos foi possível entender como o Presidente e Vice-Presidente da ASSOMAR  conseguem apoio da diretoria para se manter no poder sem justificar as violências dessa entidade. Eles tentam imputar como se fossem “problemas PESSOAIS”, ou seja, tentam colocar o problema em quem arremessou a faixa e a usou  para prender um carro, e quem arremessou os abacates. Nisso tentam se isentar da responsabilidade do uso da faixa da ASSOMAR em violências. Mas é um argumento bobo, e só cai nele quem quer, pois quem assume a presidência e vice-presidência SE TORNA RESPONSÁVEL PESSOALMENTE E JURIDICAMENTE pelas ações da entidade. E como tenho deixado claro, muito mais violento que o incidente do ano passado, é a recusa da entidade em criticar o uso de sua faixa, o que pedagogicamente INCENTIVA o uso dessa mesma forma, pois QUEM CALA CONSENTE.
Assim, o TV Maromba convoca quem tenha ética e seja contra as violências e destruições que ocorrem contra  a natureza humana e ambiental de Mauá pra participar das reuniões, pois diferente de um passado recente, as coisas estão mudando…
Rui Takeguma
morador e editor do TV Maromba

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.