Cartas e Emails

AMEAÇA DE “BIGODE GROSSO” É CRIME
Quem acompanha a minha militância socioambiental nos jornais, redes sociais, conselhos comunitários e outras instituições da sociedade civil, como o COMITÊ PELA TRANSPARÊNCIA, sabe que sou franco e direto, não ataco ninguém pessoalmente e nem pelas costas, assino e assumo tudo que escrevo e faço.  Sei distinguir perfeitamente o papel que cada um de nós exerce na vida privada e na vida pública, a conhecida Teoria dos Papéis.
Ajo assim e exijo que me tratem da mesma forma, com respeito, sem covardias e golpes baixos. Sei de todos os riscos e consequências decorrentes da minha atuação como cidadão consciente dos seus direitos e deveres. Não sou do tipo que vive dizendo: “fazer o que?”
Neste final do ano um grupo de pessoas, tudo “bigode grosso”, como diz a letra do funk para se referir a pessoas poderosas e influentes, resolveu me eleger para Cristo, me julgar, condenar e crucificar. Além de não ter a mínima aptidão para o divino papel, também não sou adepto da teoria de dar a outra face para baterem. Minha teoria é: bateu levou. Se os ataque não cessarem vou levar tudo ao conhecimento da opinião pública e dos órgãos de controle do poder público.
Se alguém deste grupo se sentiu ofendido com o que eu não fiz, e eles sabem que não ajo escondido atrás do anonimato, que me procure, que peça explicações, que me processe por calúnia e difamação. Mas não me ataque pelas costas, com ameaças à minha vida pessoal, aos meus negócios e aos meus meios de sobrevivência e da minha família. Agente público que age desta forma, além de covarde, comete crime.
Estão agindo assim para desviar o foco da minha verdadeira atuação à frente do COMSOCIAL. Julgue, caro leitor, quem é quem nesta (ainda subterrânea) história. Estão me atacando não pelo que eles acham que eu fiz, mas pelo que eu faço e continuarei fazendo, sem medo de ameaças e de cara feia, tenha o “bigode grosso” que tiver.
Veja o que eu faço. Para começar, denunciei ao Ministério Público Federal a construção de uma montadora de automóveis em cima de um complexo lagunar de 600.000m². Enquanto o mundo já sente os efeitos da falta da água, aqui em Resende aterraram uma lagoa (Lagoa da Turfeira).
Divulguei para a mídia nacional o lançamento de toneladas de chorume de origem industrial no Rio Paraíba do Sul, a caixa d’água que abastece os três mais importantes estados brasileiros. Para quem não sabe ou não lembra mais deste crime ambiental, ele ocorreu em Resende, de forma dolosa, usando uma estação de tratamento de esgoto desativada.
Solicitei ao prefeito de Resende que cumprisse a Lei Federal de Acesso a Informação, colocando no portal da prefeitura a relação dos cargos de confiança por ele nomeados, com os respectivos salários, benefícios, lotação, local de trabalho, entre outros dados.
Solicitei a lista dos imóveis alugados pela prefeitura, com seus respectivos valores, destinação e nome dos proprietários. Solicitei a prestação de contas no uso de veículos próprios e alugados pela prefeitura: para onde vão, fazer o que, transportando quem, kms percorridos, gasto de combustível.
Solicitei prestação de contas de obras e de eventos, como o da EXAPICOR, eterna caixa preta da administração municipal; solicitei transparência na prestação de contas dos serviços das concessionárias de transporte público e de água e esgoto. Entre muitas outras. Isso eu fiz.
Se a intenção é me atacar, senhores do governo municipal e agregados,  que me ataquem, sem covardia, pelo que eu faço, e vou continuar fazendo, e não pelo que não fiz.
Eliel de Assis Queiroz
COMSOCIAL/Presidente

VAMOS FAZER NOVAS TODAS AS COISAS
Um Novo Ano chegou… Será realmente novo? Será que apenas estaremos renovando esperanças meramente humanas de novas conquistas, novos sucessos?
Fazer um ano realmente novo é dispor-se a fazer nova a própria vida, atendendo o convite de conversão junto a nossa família, voltado para a PAZ!!!
Já dizia Carlos Drummond de Andrade “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”.
A gente diz – Ano Novo, vida nova, alguns dizem: Aí vai começar tudo de novo! Digamos: vamos começar tudo novo! Começar tudo novo pode ser:
* iniciar cada manhã com renovada alegria e esperança. Viver é recomeçar;
* dar Bom Dia, Boa tarde ou Boa Noite;
* rejeitar a rotina e buscar um jeito melhor de fazer as coisas;
* celebrar suas vinte e quatro horas diárias no altar da fé e da generosidade, ofertando o trabalho e o descanso, as alegrias e o desconforto, a saúde e a doença, os projetos, os insucessos e as realizações. As pessoas que você ama que entraram em sua existência. Sua família e comunidade, colegas e amigos;
* planejar-se para conseguir superar todas as dificuldades que irão acontecer;
* renovar a crença em si mesmo e dizer-se: “vou fazer o melhor”;
* falar no momento oportuno, é perigoso falar antes do tempo, depois do tempo é quase inútil, saber ouvir é uma sabedoria;
* poupar e planejar a aplicação do seu dinheiro para ter independência e segurança;
* ser leal às suas próprias causas, pois nossa vida tem a dimensão de nosso ideal e este tem um preço, quase sempre muito alto. É pegar ou desistir;
* não ficar triste e revoltado se você não consegue agradar a todos. Nem Cristo o conseguiu.
Então, que todos tenham muitos desejos, e que eles se movam a cada minuto ao rumo da felicidade de cada um de vocês!
Feliz Ano Novo, Feliz Vida Nova e juntos vamos fazer novas todas as coisas!!!!!!!

“Para conhecer, é preciso, antes de mais nada, participar. Isto é uma aprendizagem”.
Saint Exupéry

Nei Dibo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.