Acredite se Quiser

– Últimas notícias do Dossiê Cruz: a arquiteta Sheila Cruz entregou o dossiê também ao Ministério Público Federal. Sheila foi convidada pelo MPF a comparecer dia 31 para uma reunião que tratou do inquérito que apura a aplicação de verbas federais da Educação em obras e reformas nas unidades escolares de Resende. Foram mais de três horas de esclarecimentos à procuradora Izabella Brant. Iiiiii!

– A Sindicância que apura o dossiê Cruz na Prefeitura de Resende e aponta secretários do governo Rechuan envolvidos em possíveis fraudes nas planilhas de obras e reformas das unidades escolares do município continua ouvindo os envolvidos. Já foram ouvidos o Secretário de Finanças, Renato Viegas, a ex-secretária de Educação, Rosaly Azevedo e na quarta-feira, dia 31, foi ouvida a ex-secretária de Educação e vereadora, Soraia Balieiro. Na próxima semana será ouvido o ex-presidente do Educar, José Marques. Ainda deverá ser ouvido o secretário de Obras, Rubens Almada.

– Por falar em Sindicância, os dois servidores afastados acusados de desvio de dinheiro da folha de pagamento da Prefeitura de Resende, em outubro de 2012, Raimundo José Destro Gomes e Robson Rossi Breve, continuam afastados – mas recebendo salário normalmente – até decisão judicial. O caso que começou com uma sindicância e tinha parecer favorável à demissão dos dois, foi parar na Justiça, já que a defesa dos servidores conseguiu paralisar a finalização da sindicância. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Resende informou que a sentença deverá sair nos próximos dias. Há quem diga, que o caso pode não parar apenas nos dois servidores e ficou flagrante a fragilidade do sistema da folha de pagamento da prefeitura.

– Durante o primeiro dia da licitação (foram dois dias) do aluguel de 50 carros para a Prefeitura de Resende muitas “emoções” naquela sala desconfortável para receber os participantes. Nem água ou café se viu por ali. Gente que vem de vários lugares do país sentada mais de quatro horas numa cadeira dura… enquanto isso, na sala de poucas (muito poucas) secretarias, móveis novinhos e de primeira, mas isso é outro assunto. A licitação dos carros, sendo um blindado mostrou, em alguns momentos, que as concessões feitas pela comissão de licitação, ainda que sob a justificativa de “abrir o leque” para maior participação ferem as regras do edital. Um perigo.

– Por falar em edital… o governo de Resende divulga que está aderindo ao Programa Brasil Transparente, mas continua não publicando os editais conforme determina a lei da Transparência.

– Foi adiado para o dia 7 de agosto o julgamento do embargo no TRE-RJ, que manterá ou não o prefeito Luiz Carlos Ypê (PP) no cargo de prefeito de Itatiaia. A previsão era de que Ypê deixaria o cargo até o último dia 29, mas que em virtude do feriado no Rio devido à vinda do Papa Francisco ao Brasil, esse prazo foi estendido. O prefeito e o vice Edmar Barbosa (PSC) são acusados de crimes eleitorais durante as eleições do ano passado, segundo o processo de nº 38312.2012.619.0198.

– Ainda em Itatiaia… nove ações civis públicas foram ajuízadas na noite do dia 29 pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Resende por ato de improbidade administrativa contra ex-vereadores do município na legislatura de 2005-2008, onde os mesmos apesar de ter repetidas faltas sem justificativa recebiam pagamento integral por sessões ordinárias e extraordinárias. Nas ações, o Ministério Público requer o ressarcimento dos valores pagos indevidamente. Os ex-vereadores citados são Carlos Alberto de Barros Soares, Eduardo Guedes da Silva, Izaltino Rodolfo da Cunha, Jarbas Júnior Lemos dos Santos, José Fernando de Farias, Sebastião Mantovani, Vitor Márcio Alves Tavares, Wanderley Dias dos Santos e Antônio Delfino. Eles também poderão ter suspensos os direitos políticos por cinco a oito anos.

– Em Resende, quase cinco meses após a publicação de uma matéria no jornal BEIRA-RIO em que o Ministério Público solicita que a Prefeitura de Resende revogue a concessão de um terreno para a construção de uma templo da Igreja Assembléia de Deus, Ministério Conquistando Vitória no bairro Toyota, uma vez que o prazo para o término das obras havia expirado, nada mudou. Tanto que a portaria de instauração de inquérito civil foi renovada pela promotora Vanessa dos Santos, a mesma que determinou a revogação.Um dos responsáveis pela denúncia informou ao MP que a determinação continua não sendo cumprida pelo Executivo.

– Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Resende não havia respondido sobre o caso de um menino que está em tratamento no Rio de Janeiro com meningite meningocócica e que foi registrada na creche do bairro Lavapés.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.