CARTAS E EMAILS

Caros Leitores,
O povo e a juventude estão protestando contra um sistema político falido e viciado que gera toda essa corrupção que vemos em todas as esferas governamentais. Procurar bodes expiatórios é uma forma cínica de fingirmos que estamos participando da solução do problema, quando na verdade estamos fugindo da origem deles: o sistema político. A mídia conservadora escolheu a Presidenta Dilma como bode expiatório, é fato. Mas ao acolhermos esse bode expiatório estamos apenas exercitando o velho e terrível cinismo político e nos isentando de dar respostas em nível municipal. A Presidenta Dilma tenta dar respostas às ruas. Façamos o mesmo aqui em Resende! Vamos diminuir os cargos comissionados em pelo menos 70%, vamos proibir a circulação dos micro-ônibus, e vamos cancelar a privatização da nossa água, além de muitas outras reivindicações que estão nas ruas e que dizem respeito diretamente à qualidade de vida do cidadão resendense. O prefeito e os vereadores têm a oportunidade de fazer parte de uma grande mudança de forma e pensamento político, ou podem ser atropelados por alguma coisa que vai nascer de toda essa ebulição de ideias; e que nós ainda não sabemos o que é. Em um momento em que as pessoas clamam por serviço público de qualidade, podemos e devemos apresentar propostas diretamente aos nossos governantes locais. Serviço público de qualidade só pode ser construído a partir da valorização, da qualificação e dos investimentos em equipamentos e instalações adequadas para o servidor público. Ao manifestarmos nas ruas as reivindicações que nos levem a uma sociedade mais justa e menos desigual, estamos começando a fazer politica para além do nosso cinismo cotidiano.
Marco Antônio Correa da Silva
Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Resende

NOMEAÇÕES BENEFICIANDO PARENTES E AINDA VAI TER FESTA!
Passada as últimas eleições, não tive vontade de rabiscar nada mais a respeito de Itatiaia. Muito decepcionado pela prática da máquina financeira administrativa e dos cabos eleitorais que formam, em sua maioria, as empreiteiras beneficiadas pelo município. Porém pela contribuição dada pela emancipação, sinto-me participante pelo que acontece em nossa cidade;
Passados os primeiros quatro anos a administração municipal do prefeito Ipê, apenas gastou tempo formando e patrocinando muitas empreiteiras de obras, agraciou amigos e correligionários e fez uma péssima administração para o povo que o elegeu!
Para garantir mais quatro anos abusou nas contratações, nomeações e locações de casas acumulando valores absurdos aos praticados no mercado imobiliário.
Para os assessores e secretários deu melhorias de salários, que facilitaram a aquisição de novos automóveis, junto com a frota renovada da prefeitura. Pergunto, tantos automóveis e as ruas continuam um mar de buracos?
Promoveu simples funcionários a secretários, com evidente falta de qualificação ao cargo, um jardim de mulheres bonitas que andam para todo lado, recém contratadas, batendo cabeças. Enquanto isso, aqueles funcionários concursados, continuam subjugados pelos novos chefes e sem direito de melhoria alguma.
Mas parodiando a vida, se pobre tem até amante, porque secretário de prefeitura não pode ter automóvel caro?
Acontece que muitos nem bicicleta possuíam!
A situação da prefeitura sempre foi boa, o dinheiro não tem faltado, o IPTU garante uma senhora arrecadação, as empresas e o repasse de verbas federais são pontuais… O que falta é a transparência séria dos gastos públicos; quantos funcionários estão na ativa; onde estão lotados estes funcionários e quanto ganham?
Uma pergunta que não quer calar – “Como ficou a casa do Diesel?” de procedência clandestina comprada de parentes do prefeito para a prefeitura? – Será que os vereadores não souberam de nada..só divulgação nos jornais? Eu como cidadão gostaria de saber como isso terminou.
Outro fato intrigante, consta que foi dispensado o assessor de comunicação da prefeitura, jornalista responsável do próprio jornal do prefeito que era visto sempre na repartição?
Processos contra o prefeito continuam em andamento, numa morosidade inacreditável, e mesmo tendo sido condenado em primeiro grau, com o recurso protelatório, a falta de julgamento só trás prejuízos à população.
Na semana passada, o nosso povo sofrido e amordaçado veio finalmente para as ruas. Em grupos pequenos gritavam -“fora Ypê”, mas nenhuma voz pedindo a isnseção ou melhor a mudança do pedágio de nossa cidade.
Como dizem no Paraná “pedágio é roubo”! Paga-se IPVA, DPVAT, Taxas, multas, RENAIF, despachante, etc…Além de tudo o pedágio é isento de imposto de renda.!!! Como pode?!!
A toda poderosa CCR – Nova Dutra continua cerceando nossa passagem, nossos caminhos na rodovia até para ir dormir!
O povo tem que aprender a votar e saber COBRAR!
H. Nunes

Cara editora,
Tive minha sala comercial roubada, no edifício Golden Center, na última semana.
Na ocasião levaram-me um quadro de decoração da recepção bem como um case contendo vários CDs sem o menor valor comercial e de uso exclusivamente profissional.
Na esperança de reaver os CDs que tanto me fazem falta, e ainda no rastro da recente onda de protestos que grassa país afora, decidi compôr um rap que segue abaixo.

RAP DA RESTITUIÇÃO
E aí, seu ladrão? Vai aí o meu protesto.
Você me deixou na mão.
Levou o meu quadro da recepção.
E de quebra também o meu ganha-pão.
Sabe os CDs que tu levou na ocasião?
É tudo ferramenta
de profissão.
Valor comercial
ali não rola não.
Ora, seu ladrão, mostre seu lado sangue bom.
O que custa a você? Devolva os CDs e se liga no refrão.
Sou mais um trabalhador e juntos somos uma só nação.
De que adianta lá protestar e aqui roubar o seu irmão?
Falar de Brasília é fácil, quero ver você provar que é cidadão.
E mostrar para todo o mundo que no Brasil não só na bola,
Mas também no caráter é pátria de campeão.
Pros manos e minas do meu país, esse é o
Rap da Restituição.

Marcelo Almeida
Professor e jornalista

CARTA ABERTA AOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE RESENDE
Senhores Servidores Públicos,
Nosso país passa por um momento histórico. Iniciamos um novo ciclo.
Em Resende não é diferente. Falta transparência na administração municipal. A folha de pagamento da prefeitura de Resende está sobrecarregada pela nomeação de cargos de confiança (CC) apenas por critérios políticos. Não somos contra CC que trabalha, que cumpre com suas obrigações. Somos, sim, contra CC que não trabalha, suga o dinheiro que deveria estar sendo aplicado na saúde, na educação, no meio ambiente, na segurança.
Você, que é servidor público, que cumpre com suas obrigações tem a obrigação de denunciar quem não trabalha e quem trabalha prejudicando a Administração Pública, o dinheiro público, a população de nossa cidade.
Denuncie ao Ministério Público!
Denuncie ao Comitê pela Transparência e Controle Social de Resende (ComSocial) – comitranspres@gmail.com ou 8130-3210.
Não se omita, não fique de fora deste importante momento da nossa história. Contamos com você, Servidor Público Municipal de Resende
Comitê pela Transparência e Controle Social de Resende (ComSocial)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.