Dignidade Menstrual será tema de palestra em Resende

Na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 10 horas, o Plenário da Câmara de Resende recebe uma palestra do projeto “Dignidade Menstrual – Uma Questão de Saúde Pública!”, com a deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Alerj (CDDM), Enfermeira Rejane (PCdoB), e a presença de autoridades municipais de políticas para as mulheres.

O projeto “Dignidade Menstrual – uma questão de saúde pública!” tem por objetivo levantar o debate e levar informações sobre o direito a dignidade menstrual para adolescentes de escolas públicas da cidade. Segundo informações da União Brasileira de Mulheres (UBM), Resende tem uma população de cerca de 68 mil mulheres, segundo os índices do IBGE de 2010, grande parte delas em idade menstrual. E, embora seja de necessidade básica, os absorventes não fazem parte da cesta básica.

Sem contar que o município – como todo o Brasil – vem sofrendo com os problemas econômicos, levando muitos ao desemprego e as dificuldades financeiras, em especial as mulheres que são as primeiras que sofrem os impactos da falta de oportunidades profissionais.

O evento abordará a temática, incluindo a criação de uma nova lei no país, a Lei 14.214/2021, que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, promulgada no mês de março deste ano após a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) por parte do Congresso Federal. A norma determina que estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias recebam, de forma gratuita, absorventes para sua higiene pessoal.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.