Importante arma contra Covid-19 responde por até 45% das queimaduras no Brasil

Em 40,7% dos casos, homens são acometidos por queimaduras (Foto: Reprodução/Internet)

Nesta segunda-feira, dia 6, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) realizou uma ação para celebrar o Junho Laranja. Nesta data, monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, entre outros monumentos, foram iluminados com a cor laranja para alertar, conscientizar e proteger a população contra acidente com queimaduras.

A iniciativa da SBCP em iluminar esses monumentos tem como objetivo reforçar a importância do Dia Nacional de Luta contra Queimadura, instituído por lei em 2009. E o mês foi escolhido devido a comemoração das festas juninas, evento no qual materiais como fogos de artifício e fogueiras são muito utilizados nos festejos, aumentando o risco de acidentes.

– Mediante ao elevado número de acidentes envolvendo queimaduras, que ocorre principalmente no ambiente domésticos e com crianças, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica considerou de máxima importância apoiar o Junho Laranja e divulgar informações de prevenção contra esses acidentes, que muitas vezes poderiam ser evitados com atitudes simples – afirma Lydia Masako Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, médica cirurgião plástica e professora titular da disciplina de Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo.

A preocupação com esses acidentes nesses dois últimos anos tem sido maior devido a liberação da venda de álcool líquido no Brasil após o início da pandemia da Covid-19. Para a SBCP, é importante ressaltar que em várias unidades de atendimento, o principal agente causador das queimaduras é o líquido inflamável, responsável por até 45% das causas de queimadura. Diante do fato, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reforça seu apoio ao Junho Laranja e reitera a importância propagar informações corretas sobre a prevenção e a condução do tratamento.

Segundo dados da entidade, no Brasil, estima-se que por ano cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes com queimaduras. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos acontecem em casa e 40% com crianças de até 10 anos. Na última década, mais de 3 mil crianças, de 0 a 15 anos, morreram em decorrência de acidentes com queimadura e quase 221 mil foram hospitalizadas. Este último grupo responde por 92% dos acidentes domésticos com materiais inflamáveis.

Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, se iluminou de laranja para celebrar ação (Foto: Divulgação/SBCP)

Outros dados apontam que no Brasil, 40,7% dos casos ocorreram com homens e 52% das queimaduras acontecem em decorrência do uso de substâncias quentes.

As sequelas, quando tratadas inadequadamente, podem limitar e comprometer seriamente a qualidade de vida da vítima. Nos casos de queimaduras mais extensas e profundas, os primeiros socorros e a condução do tratamento são essenciais para garantir a saúde do acidentado. “O paciente que sofreu uma queimadura mais profunda só abandona o risco de morte quando passa por cirurgia plástica que repara as lesões e evita infecções severas que podem resultar em problemas de saúde ainda mais comprometedores”, alerta Alfredo Gragnani Filho, médico cirurgião-plástico especializado em acidentes com queimaduras.

Sobre a SBCP
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é uma entidade sem fins lucrativos que representa 6.800 cirurgiões plásticos brasileiros e é composta por uma diretoria nacional e por 21 Regionais distribuídas por 20 capitais brasileiras. Há 73 anos por meio do foco no viés científico, promove e aprimora o estudo da cirurgia plástica no Brasil. Para entender mais sobre as queimaduras, seus cuidados e o papel do cirurgião plástico no atendimento, é só acessar o blog da SBCP sobre o assunto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.