Deputado Noel leva ao Detro queixas de moradores da região

Noel (à direita) se reuniu com representantes de associações de moradores e representantes do Detro para expor problemas em linhas municipais e intermunicipais (Foto: Divulgação)

Moradores de Resende, Itatiaia e Porto Real têm relatado nos últimos meses muitos problemas relacionados ao transporte público. Essas queixas foram levadas pelo deputado Noel de Carvalho (Solidariedade) ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) em reunião realizada na última terça-feira, dia 5, entre o parlamentar, representantes de comunidades e do órgão estadual.

O deputado apresentou reclamações de moradores sobre linhas de ônibus intermunicipais que atendem os três municípios da região. Noel de Carvalho estava acompanhado do vereador Ronário (PSDB), de Porto Real, e dos presidentes das associações de moradores do distrito de Engenheiro Passos (Resende), Paulo Motta, e do bairro Vila Flórida, Carlos Roberto da Silva, o Seu Beto, de Itatiaia.

“As pessoas estão perdendo empregos e os estudantes chegando atrasado nos colégios por causa de problemas nos ônibus, especialmente a redução de horários e o sumiço de linhas”, afirmou o deputado.

O grupo foi recebido pelo chefe de Gabinete do Detro-RJ, Glaudiston Galeano Lessa, e pelo diretor Técnico-Operacional, Heitor Leite Sodré Neto. Eles se comprometeram a analisar todos as queixas apresentadas.

A falta de horários de ônibus para o bairro Vila Flórida e o distrito de Engenheiro Passos, foram algumas das queixas apresentadas. Há cerca de 15 dias os moradores de Vila Flórida realizaram uma manifestação por causa da redução dos horários da linha que liga o bairro a Resende. “Muita gente não consegue chegar no trabalho a tempo ou voltar para casa por falta de ônibus”, explicou Seu Beto, presidente da Associação de Moradores.

Já Paulo Motta cobrou a volta de horários para Engenheiro Passos, alegando que “muitas pessoas perderam os empregos por falta de ônibus”.

Sobre Porto Real, o vereador Ronário apresentou um relatório detalhado sobre os problemas de horário e valores das passagens Viação Falcão, que faz a linha para Resende. Ronário disse que vai encaminhar ao Detro-RJ toda a documentação necessária para que o órgão possa analisar o problema e buscar uma solução. “A situação não pode continuar como está. As pessoas dependem dos ônibus para irem ao trabalho e ao colégio”, afirmou Ronário.

Noel também solicitou o retorno da linha Barra Mansa x Volta Redonda passando pelo bairro Getúlio Vargas. É uma linha intermunicipal que parou de circular porque teria sido retirada pela empresa, segundo queixa da Associação de Moradores do bairro. O chefe de Gabinete do Detro-RJ ficou de analisar o caso. “Se a linha foi excluída irregularmente vamos tomar providências”, disse ele.

“Todos os casos que apresentamos são situações dramáticas que afetam os moradores. As pessoas não podem perder emprego ou ter a vida escolar afetada por falta de ônibus”, disse o deputado Noel de Carvalho. “Tenho certeza que a diretoria do Detro vai entender as nossas demandas e, como são técnicos competentes, vão saber solucionar os problemas”, completou ele.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.