Fieis celebram dia da misericórdia em Resende

colagemDezenas de fieis de todas as igrejas católicas de Resende estão celebrando o Dia da Misericórdia em Resende, na Praça Oliveira Botelho, Centro , durante todo o domingo, dia 6. São celebrações, momentos de oração, confissões e outros eventos religiosos para lembrar o Jubileu Extraordinário da Misericórdia decretado pelo Papa Francisco.

– Os jubileus ordinárias acontecem a cada 20 ou 25 anos, mas o Papa desejou fazer esse extraordinário porque está preocupado com a dimensão da misericórdia na Igreja. Então convocou toda Igreja a viver isso dentro de sua realidade. Abriu a porta santa com esse jubileu no vaticano e convidou os bispos a fazer o mesmo em sua diocese – explicou o seminarista Alex de Carvalho Ferreira Soares, responsável pela parte litúrgica do evento.

Dentro deste ano, que vai de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016, o Papa sugeriu um evento mais específico chamado “24 horas com o Senhor”, em que os fieis se voltariam mais especificamente para orações.

– Foi sexta-feira, mas não conseguiríamos fazer por uma necessidade pastoral e transferimos para hoje, quando todas as paróquias de Resende não funcionarão durante o dia, vindo para cá para viver os momentos e o auge, que é a celebração eucarística às 12h – acrescentou o seminarista.

Desde às 8h até às 16h, 12 padres das comunidades religiosas católicas de Resende estarão na Praça ouvindo confissões e com o apoio de mais quatro diáconos também darão aconselhamentos e direções espirituais. Durante este período, algumas comunidades também montaram barraquinhas com itens de alimentação, cuja renda será revertida para suas obras sociais.

Pela manhã também houve celebração penitencial e adoração ao santíssimo e durante todo o dia tem terço da misericórdia, ofício da reconciliação e leitura orante da Bíblia. Às 12h está prevista a missa.

– O objetivo é incutir no coração das pessoas o despertar para a misericórdia de Deus, que abraça, acolhe e perdoa todas as pessoas. Gostaríamos de convidas as pessoas a participar, viver a misericórdia na relação com o outro, perdoar as ofensas, fazer caridade, visitar os doentes, encarcerados, sermos misericordiosos como o Pai, que carrega nossos fardos em seus ombros – concluiu o seminarista Alex Soares.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.