PMR retoma Fórum Permanente de Cultura após quatro anos

Nesta segunda-feira, dia 4, voltará a ser realizado o Fórum Permanente de Cultura, depois de quatro anos. O encontro acontece às 14h no plenário da antiga Câmara Municipal (foto). No primeiro encontro serão discutidos temas como as leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, além das considerações gerais sobre o fórum.

O Fórum é uma iniciativa do Conselho Municipal deCultura de Resende e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e promove o diálogo entre artistas, agentes culturais, produtores, técnicos, gestores e todos os interessados na cultura resendense.

O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, ressalta que o Fórum Permanente de Cultura integra o Sistema Municipal de Cultura de Resende e é uma instância de participação ampliada e democrática

– A ideia é estimular e fortalecer a parceria e ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil, visando construir alternativas viáveis para o desenvolvimento das políticas públicas culturais no município. Este é um poderoso espaço de diálogo permanente, que subsidia as discussões do conselho e possibilita aos trabalhadores da cultura exercer o seu protagonismo.

Neste primeiro encontro, além de serem feitas as considerações gerais sobre o Fórum Permanente, serão também abordados temas diversos como a IV Conferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer em dezembro, além das recém-aprovadas Lei Aldir Blanc 2 e Lei Paulo Gustavo, que juntas abrangem tanto o caráter Emergencial de reparação das perdas que o setor cultural vem sofrendo diante da pandemia, como institui uma Política Permanente de Fomento direto e descentralizado à Cultura Brasileira.

O Fórum Permanente de Cultura de Resende é um movimento que surgiu em meados de 2013, seguindo proposta da IV Conferência Municipal de Cultura, com o objetivo de criar um espaço permanente de debates, voltado à participação popular na construção de políticas públicas para a cultura local. A antiga Câmara de Resende fica localizada na Rua Padre Couto, nº 10, no Centro.

Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.