SES-RJ cria sistema de acompanhamento da fila de consultas e exames

Foi lançado nesta quinta-feira, dia 18, pela Secretaria estadual de Saúde (SES) um novo painel de transparência, que tem como objetivo auxiliar a população no acompanhamento da fila da regulação por consultas e exames do estado, o Sistema Estadual de Regulação (SER). Pelo novo Painel Ambulatorial será possível acompanhar mensalmente o número de vagas abertas para cada especialidade, separadas ainda pela quantidade oferecida por cada unidade de saúde, além de verificar o número de pessoas na fila em tempo real daquela consulta ou procedimento, e a distribuição das vagas por todos os 92 municípios do estado.

A última atualização de dados do Painel é referente ao mês de outubro, quando foram oferecidas mais de 21 mil vagas, mas apenas foram preenchidas 13 mil, uma ociosidade de 35,5%. As quase oito mil vagas não preenchidas estão concentradas em apenas 10% de todos os procedimentos oferecidos pela regulação.

Grande parte da ociosidade não foi agendada por falta de pacientes na fila precisando do exame ou consulta, como no caso da Ultrassonografia Geral, que não possui fila de espera e teve, em outubro, o dobro de vagas abertas do que novos pacientes. Também há casos em que as vagas surgem muito próximas da data da consulta ou que não há pacientes na fila com todos os pré-requisitos pedidos pela unidade para realizar o atendimento.

Na outra ponta, entre os maiores problemas está a consulta para a cirurgia ortopédica de joelho. Neste momento, 10.891 pacientes aguardam na fila para serem atendidos em uma das seis unidades que oferecem o serviço em todo o estado. Em outubro, 719 novos pacientes foram inseridos no agendamento para passar pela consulta, mas, no mesmo mês, houve apenas 328 vagas em todo o estado.

Outro problema que a regulação enfrenta é o alto número de faltosos. Para a consulta cirúrgica de joelho, por exemplo, menos de 60% dos pacientes agendados compareceram na unidade para a consulta. E dos mais de 13 mil procedimentos agendados no último mês, apenas 66% foram realizados.

Para pesquisar as informações, os interessados poderão usar o número do Cartão Nacional do SUS (CNS) do paciente, pelas iniciais de seu nome, data de nascimento, pelo nº ID da solicitação ou pelo recurso, indicando seu procedimento.

As informações das listagens são extraídas do SER e atualizadas diariamente, sempre com dados de 0h da data da consulta. A ordem de agendamento e atendimento dos usuários, segundo a SES, é definida a partir de critério cronológico e/ou avaliação da situação clínica do paciente, visando atender à população fluminense de acordo com os princípios da universalidade e equidade no acesso aos serviços do SUS.

Para acessar a lista de espera Regulação (SER), clique aqui.

Para acessar o Painel Ambulatorial, clique aqui.

Foto: Reprodução/Internet

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.