Documentário aborda invisibilidade da mulher negra resendense no Espaço Z

Cinco dias antes de documentário, organizadoras de evento desta quarta-feira inauguraram exposição do projeto, que vai até dia 30, com fotos de mulheres afrodescendentes de Resende no PatioMix (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesta quarta-feira, dia 17, será exibido o documentário do projeto “Memórias Negras Resendenses: A invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende”, da professora e mestranda em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rosenéia Terezinha de Oliveira, em parceria com a fotógrafa Jaque Vilela. A apresentação é voltada ao público e começa a partir das 19 horas, no Espaço Z, retratando 10 histórias envolvendo mulheres negras que vivem em Resende, e mostrando as dificuldades delas em se destacar em uma sociedade conservadora.

– Quando a gente lê a história da cidade de Resende, só encontra os feitos registrados de pessoas que eram os homens brancos, os fazendeiros, comerciantes, políticos, ou então dos escravizados no período do Século XIX que fugiam ou que cometiam crime. E também das pessoas comuns, mas não escravizadas e que também não eram donos de fazenda. Bom, das mulheres brancas, algumas vereadoras nós tivemos no Século XX, mas nesse mesmo século, os feitos das mulheres negras não foram registrados na história de Resende. O objetivo é inserir a história da dessas lideranças femininas negras na historiografia da cidade. E completar a história de Resende com esses registros é muito importante porque a maioria da brasileira é afrodescendente segundo o IBGE – cita Rosenéia, em entrevista dada ao jornal BEIRA-RIO publicada na última sexta-feira, dia 12.

Esta não é a única atração no Espaço Z durante a data que celebra a luta de Zumbi dos Palmares. No dia 18 até o próximo dia 30, a população poderá conferir a exposição João Cândido e a Revolta da Chibata entre 9 e 17h. As obras também são abertas ao público. Além dos eventos previstos para o Espaço Z, no dia 20 de novembro (dia em que a data é celebrada) haverá uma programação durante toda a tarde no Parque Zumbi com apresentação musical, de dança e momento inter-religioso.

O Dia da Consciência Negra é celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro e faz referência à morte de Zumbi, que foi um líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste. Zumbi dos Palmares foi morto em 1695 para preservar o modo de vida dos africanos que conseguiam fugir da escravidão. Confira a programação:

17/11 – 19h no Espaço Z
Palestra com a professora e mestra Rosenéia Terezinha de Oliveira em parceria com a fotógrafa Jaque Vilela – “Memórias Negras Resendenses: A invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende”

18/11 a 30/11 – De 9 às 17h no Espaço Z
Exposição João Cândido e a Revolta da Chibata

20/11 – Parque Zumbi
14h – Abertura (Orquestra de Berimbau, Momento inter-religioso e Samba com Silvão e banda)
15h30 – Samba com Altair e banda
17h – Aulão de Zumba
17h30 – Capoeira e Danças Urbanas do Z
18h – Baile Charme
19h30 – Encerramento

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.