No Dia de Hoje – 30 de outubro

Dia 30 de outubro passa a ser celebrado em todo o estado do Rio de Janeiro o Dia do Humor. A data se originou da Lei 9440/2021, de autoria do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), que não só homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que fez história na TV e no cinema, tornando-se referência do humor, mas também agracia todos os artistas do gênero no país, sancionada na última terça-feira, dia 26, pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

A data foi escolhida por ser o dia do aniversário de nascimento de Paulo Gustavo, que morreu no dia 4 de maio deste ano, em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19. O texto diz ainda que, na data, “o mau humor fica banido no Estado do Rio de Janeiro”. E lembra que Paulo Gustavo imortalizou a frase: “Rir é um ato de resistência”.

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói e faria 43 anos neste sábado. Ficou conhecido pelo monólogo “Minha Mãe é uma Peça”, o qual, em 2013, foi adaptado ao cinema e virou o longa-metragem com o mesmo nome e tornou-se o filme mais assistido daquele ano no Brasil. Devido ao enorme sucesso de crítica e público, em 2016, foi lançado Minha Mãe é uma Peça 2, e, em 2019, Minha Mãe É uma Peça 3.

No longa, ele interpretava Dona Hermínia, construída através de suas observações domésticas e vivenciais, que reúne os aspectos mais cômicos da personalidade de uma típica dona de casa de meia idade, sempre à beira de um ataque de nervos. Além desse trabalho, Paulo também tornou-se o apresentador do “220 Volts” em 2011, e em junho de 2013, estreou na produção para TV o sitcom “Vai que Cola”, no Multishow, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2015.

Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator, Paulo Gustavo formou-se na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no início de 2005; junto com Fábio Porchat, Marcus Majella, entre outros.

Foto: Reprodução/Multishow

Fontes: Governo RJ e Wikipédia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.