No Dia de Hoje – 11 de setembro

Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos, coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, através de 19 pessoas que sequestraram quatro aviões comerciais da American Airlines, derrubaram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque com duas dessas aeronaves, provocando a morte de todos que estavam a bordo e também de muitas pessoas que trabalhavam nos dois edifícios.

Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. A terceira aeronave colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, nos arredores da capital Washington.

O quarto avião, que os sequestradores tinham planejado colidir contra o Capitólio (a sede do Congresso dos Estados Unidos), caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave. Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.

Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário – uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria sido morto por uma doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

A organização terrorista chefiada por Osama bin Laden assumiu a responsabilidade pelos atos terroristas, ainda que seu líder tivesse declarado em 16 de setembro de 2001, afirmando o seguinte: “gostaria de salientar que eu não realizei este ato, que parece ter sido realizado por indivíduos com motivos próprios”. Mas o mesmo acabou reconhecendo publicação a ação, pouco antes da eleição presidencial nos Estados Unidos em 2004, em uma declaração gravada. Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da al-Qaeda.

Com os atos, tanto os Estados Unidos como muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei, além de reforçarem a segurança nos aeroportos.

Os danos no Pentágono foram reparados em um ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, o World Trade Center 7. A torre One World Trade Center, construída no local, é um dos arranha-céus mais altos da América do Norte, com 541 metros de altura.

Mais três edifícios estão previstos para serem construídos no local das antigas Torres Gêmeas, além de um memorial às vítimas dos ataques já concluído. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído em 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção foi concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro, em 2011.

Fotos: Seth McCallister/AFP e Spencer Platt/Getty Images

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.