Região do Médio Paraíba volta para a bandeira laranja

Médio Paraíba voltou para a bandeira laranja (Foto: Reprodução/SES)

O levantamento da 44ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 divulgada, nesta sexta-feira, dia 20, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta mudanças para a região do Médio Paraíba. Pela primeira vez em quase três meses, a região teve uma piora em seus índices e retornou para a bandeira laranja (com risco moderado de contágio).

O painel mostra que a região teve um crescimento de 35% no número de óbitos provocados pela doença, mesmo com queda de 26% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e ainda não apresentando uma grande ocupação nas enfermarias (de 19%) e UTIs (de 27%) dos hospitais. O Médio Paraíba é uma das áreas com tendência de alta, segundo o levantamento, ao lado das regiões Metropolitana I, Serrana e Noroeste, estas últimas sob bandeira vermelha (risco alto).

Em relação aos municípios do Médio Paraíba, Resende apresentou melhora nos índices e voltou para a bandeira amarela (risco baixo), se comparado ao levantamento anterior. Por outro lado, Volta Redonda e Piraí puxaram para cima os números da Covid-19 na região, na bandeira laranja. Os demais se mantiveram na bandeira amarela.

Já o estado do Rio de Janeiro teve redução de 16% no número de óbitos provocados pela doença e de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Esta é a sexta semana consecutiva que o estado apresenta bandeira amarela, entretanto, embora os indicadores epidemiológicos ainda estejam caindo, essa redução vem diminuindo em relação a semanas anteriores.

Com a tendência de aumento, a SES colocou em prática, de forma antecipada, o Plano de Contingência da Covid-19. Separado em cinco etapas, elas são disparadas de acordo com a mudança no cenário epidemiológico. Dentro dessa ativação, na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) definiu a abertura de mais 20 leitos no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) e a manutenção dos leitos Covid do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns Neumann (HRZA). O planejamento também prevê um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a conversão de 18 leitos de UTI Covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Das nove regiões do estado, cinco ainda seguem na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande. A análise compara as semanas epidemiológicas 31 (de 01 de agosto a 07 de agosto) e 29 (18 de julho a 24 de julho) de 2021.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.