Volta Redonda determina “toque de recolher” contra a covid-19 às vésperas do Natal

Diferente do que vem acontecendo com outros municípios na região, que seguem ampliando o horário do comércio na reta final deste ano, Volta Redonda decidiu agir com rigor maior por conta do combate a Covid-19, inclusive com “toque de recolher”. As medidas estão previstas no Decreto 16.422, assinada pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que dispõe sobre novas medidas preventivas, que têm o objetivo de evitar a chamada segunda onda, o aumento do número de contaminados e uma grande ocupação dos leitos hospitalares. Segundo dados do município, o Hospital Regional Zilda Arns, administrado pelo estado, está com 90% de ocupação dos leitos.

Diante das festas de final de ano e o aumento do fluxo de pessoas nas ruas e lojas, ficaram determinadas algumas medidas restritivas que começam nesta terça-feira, dia 15, e terminam no próximo dia 26, visando evitar aglomerações. Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 14, entre a prefeitura e promotores do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) para debater o assunto, o prefeito pediu a colaboração da população para ajudar na redução dos casos.

– Peço a população que nos próximos 10 dias nos ajude a controlar o vírus. Estas medidas visam diminuir a velocidade do vírus e evitar o fechamento total e, para isso, precisamos de união de todos. A rede privada de saúde já está perto do limite e precisamos preservar as vidas. Se falharmos, teremos que tomar medidas ainda mais sérias. Está na hora de a sociedade ajudar as autoridades e os profissionais de saúde a diminuir a velocidade do vírus. Todos nós somos responsáveis – salientou.

Entre as medidas decretadas está a obrigatoriedade de fixação na entrada dos estabelecimentos de qualquer fim, tais como templos religiosos, academias, bares, restaurantes, salão de festas e bancos, além dos cartazes das orientações do protocolo de tratamento realizado em parceria com a UERJ, que inclui o uso do medicamento Nitazoxanida, indicado para casos iniciais do coronavírus.

O decreto também determina o “toque de recolher” como forma de diminuir a aglomeração nos estabelecimentos, que têm um aumento de público por conta do Natal. Fica determinado o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de 8 às 22 horas (bares, restaurantes e similares até às 20 horas), de segunda-feira a domingo, limitado a um cliente a cada 10 m², observando os seguintes termos: uso obrigatório de máscara no interior da loja; medição de temperatura na entrada da loja; higienização de carrinhos e mãos dos clientes; álcool 70% para uso de clientes; proibição de degustações; entre outros.

Junto com essas medidas, também haverá uma série de proibições, entre elas a aglomeração de pessoas em áreas comuns de condomínios, prédios residenciais e similares; a comercialização de bebida alcoólica após 22 horas; a proibição de consumo e comércio de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos; e a utilização de música como entretenimento de forma mecânica com DJ ou similar ou ainda música ao vivo em bares, restaurantes ou similares.

O horário de funcionamento das feiras-livres de sábado e domingo poderá ser até as 16 horas, sendo proibida a permanência em barracas, venda e uso de bebida alcoólica, além das regras previstas em decretos anteriores.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, Volta Redonda registra até o momento 9.614 casos confirmados da covid-19 (com 7.880 recuperados), 269 mortes e aumento de 1,81% dos casos suspeitos. A ocupação de leitos de UTI está em 17,6%.

Foto: Divulgação/SecomVR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.