Parque Nacional do Itatiaia reabre a partir desta quarta-feira

Depois de cinco meses fechado devido a pandemia do novo coronavírus, o Parque Nacional do Itatiaia reabre nesta quarta-feira, dia 5. Segundo informações da unidade de conservação, a abertura será feita de forma gradual e, neste primeiro momento, será permitido o acesso apenas à Parte Baixa do parque, de quarta-feira a domingo, das 8 às 17h.

Inicialmente, o PNI adotou medidas de proteção aos seus colaboradores e visitantes baseadas em três frentes de ação: Medidas Sociais, Sanitárias e Operacionais. A primeira estabelece as ações de distanciamento físico e prevenção de contágio; a segunda é baseada nas ações de sanitização de ambientes; e a última estabelece as ações restritivas a serem implantadas à visitação no Parque.

Entre essas medidas estão o uso de máscaras obrigatório durante a permanência no local, assim como manter a distância de dois metros entre uma pessoa e outra. Será permitida a entrada de, no máximo, 150 visitantes por vez, com grupos restritos a até seis pessoas. Por enquanto, excursões estão proibidas, bem como a entrada de ônibus e vans fretadas. Os banheiros estão abertos, mas o centro de visitantes e os bebedouros continuam fechados.

O acesso a lagos, cachoeiras e mirantes também terá restrição quanto ao número de pessoas, que varia de seis a 40 por vez, dependendo da atração. Informações podem ser obtidas no site do parque. Por outro lado, atrações da Parte Alta, como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras e a Cachoeira de Aiuruoca, além do camping, continuam fechados.

As medidas preveem três fases na reabertura. Na fase 1, a restrição é maior a parte dos atrativos do parque; na fase 2, acontece a abertura dos atrativos com restrições de capacidade e operação; e na fase 3, acontece a retomada das atividades normais de operação. O protocolo completo pode ser conferido aqui.

Foto: Divulgação/ICMBio

Fontes: Agência Brasil e ICMBio

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.